Você já pensou qual é a importância de memorizar seeds? Situações extremas e inimagináveis podem acontecer. Em uma situação emergencial, como uma enchente, você pode, de uma hora para outra, perceber que precisa sair de casa às pressas e não há tempo para pegar suas seeds.
Outra situação hipotética é o país onde você mora se transformar em uma ditadura, e você querer ter certeza de que sempre terá acesso ao seu Bitcoin, mesmo que tentem confiscá-lo.
Enfim, é por essas e outras razões que guardar as seeds na sua memória pode ser uma camada extra de segurança que garante que você sempre terá acesso ao seu bitcoin.
Neste artigo, vamos explicar uma técnica que você pode aplicar para memorizar sua seed e levar seu bitcoin com você para qualquer lugar que vá.
Vem comigo!
Seed phrase: as palavras valiosas
Primeiro, vamos dar uma revisada rápida no que é seed. De forma resumida, a seed é uma sequência de palavras usadas para restaurar uma carteira de Bitcoin e acessar os fundos relacionados. Isso torna o processo de fazer backup da carteira simples, permitindo a proteção contínua dos fundos.
Basicamente, uma seed é um tipo de chave mestra. No bitcoin, as “seeds”, também conhecidas como “seed phrases” ou “palavras-semente“, referem-se a uma lista de palavras geradas pelo software de sua carteira (podendo ser Hot Wallet/Software Wallets ou Cold Wallet/Hardware Wallets).
Portanto, essas palavras podem ser usadas para recuperar e restaurar seu acesso a todos os endereços e seus respectivos saldos de Bitcoin; por isso, são uma informação muito importante para quem faz custódia de bitcoin.
Formato de 12 a 24 palavras
As seeds costumam ser geradas no formato de uma série de 12 a 24 palavras, formando uma sequência aleatória única para cada carteira.
O mais comum é que as pessoas escrevam as seeds em um papel (que muitas vezes vêm juntas com as carteiras frias) e as guardem em local seguro. Outros usam carteiras de metal, e há quem as memorize! E é sobre essa técnica que falaremos a seguir.
Memorizar seeds como camada extra de segurança
Um ponto que queremos deixar claro é que, se você estiver armazenando seu Bitcoin em uma carteira de hardware ou software, é essa carteira que guarda as palavras que dão acesso a todo o seu saldo em bitcoin. E tudo bem, inclusive as carteiras de hardware são uma forma segura de armazenar as seeds.
Dito isso, decorar as seeds não é melhor do que ter no dispositivo físico, é um complemento! Afinal, se você esquecer ou simplesmente bater com a cabeça e tiver algum tipo de amnésia, você acabará perdendo o acesso ao seu bitcoin.
Por isso, decorar as seeds não substitui a carteira de hardware, o papel com as seeds anotadas ou a carteira de metal. É um complemento para o caso de você perder ou não conseguir levar consigo suas seeds em uma situação de emergência.
Além disso, memorizar seeds proporciona um pouco mais de tranquilidade e também torna ainda mais difícil que seu Bitcoin seja confiscado.
Liberdade e precauções
Lembre-se, Bitcoin já é uma tecnologia de liberdade, portanto, é difícil que alguém confisque seus bitcoin se você faz a própria custódia de forma segura. Mas, se por exemplo, tentarem vasculhar a sua casa em busca das suas seeds, basta destruir o papel ou dispositivo e lembrar das suas palavras.
Se você é um ativista político e precisa sair do país devido a problemas com um regime autoritário, esteja ciente dos riscos nos aeroportos. As autoridades podem confiscar seu hardware e inspecionar qualquer papel em sua mala em busca de palavras ou QR Codes que possam representar uma seed. No entanto, eles não têm como acessar o que está armazenado apenas em sua mente.
Ou mesmo se você é um ativista político e precisa sair do país devido a problemas com um regime autoritário. No aeroporto, por exemplo, as autoridades podem apreender a sua hardware ou vasculhar por qualquer papel na sua mala com palavras ou QR Codes que se pareçam com uma seed. No entanto, eles não têm como acessar o que está armazenado em sua cabeça.
Casos de confisco
Isso é até louco porque nos faz lembrar do criador da shitcoin Terra Luna, o Do Kwon, que foi apreendido no aeroporto com uma Trezor econdida no fiofó!
Bem inusitado, né?! Se bem que ele até mereceu que encontrassem o tesouro perdido. Afinal, ele aplicou um golpe em muitas pessoas com o colapso da shitcoin que criou.
Recentemente, teve também um caso parecido em que um cara inseriu barras de ouro pesando quase 2 quilos, nesse mesmo lugar, e foi pego no aeroporto da Índia.
O que está acontecendo com essa galera?!
Isso só mostra como não é fácil transportar a sua riqueza de um lugar para outro, ainda mais em situações em que você precisa proteger a sua soberania e liberdade, e isso não é crime nenhum.
Na guerra entre Ucrânia e Rússia, muitos refugiados conseguiram salvar parte de sua riqueza porque fugiram com bitcoin em um pen drive. Suas casas, ativos e contas foram bloqueadas pelos governos russo e ucraniano, deixando as pessoas sem nada e extremamente vulneráveis à guerra.
Viu só?! Ter as seeds decoradas e memorizadas é algo que estará sempre à sua mão, para que você possa usar, além também de ser uma forma de ter mais privacidade, deixando o seu patrimônio ainda mais escondido.
Como memorizar a sua seed de forma prática e fácil?
Há duas formas de memorizar seeds. A primeira é criando uma lógica por trás das palavras, criando uma história, e a segunda é através de um mecanismo chamado border wallets.
1. Criando uma história/lógica
Memorizar uma lista de palavras aleatórias é difícil por si só, por isso que a forma mais fácil de fazer isso é criando associações, ou seja, criar uma história visual que vai te ajudar a lembrar das palavras.
Para essa demonstração, geramos 12 palavras na Sparrow Wallet. Você pode usar mais palavras, mas lembre-se que quanto mais palavras você usar, mais dificil vai ser de decorar.
Para mostrar como funciona a técnica de memorização, vamos exercitar com a seed abaixo:
A maioria das seeds geradas pelas carteiras são em inglês, mas esperamos que no futuro as carteiras também consigam gerar as seeds em português ou outras línguas. Entretanto, por enquanto, a maioria é em inglês e por isso fica mais fácil decorá-las se você sabe o que cada palavra significa.
Olhando para as seeds, vamos pensar em uma história que permita visualizar a ordem em que cada palavra aparece. Isso é muito importante, pois a ordem das palavras é super importante na hora de recuperar o saldo; ela deve ser a correta.
Leia também: é possível adivinhar as seeds de uma carteira?
Vamos tentar achar um sentido nessa lista de palavras?
Ao tentar achar esse sentido, parece que é uma pessoa que está trabalhando e está louca de fome. Então, com base nisso, vamos criar uma sequência de eventos encadeados que refletem as palavras. Ou seja, uma histórinha pra nos ajudar a lembrar de todas elas.
Bora fazer esse exercício.
Seeds: seat, diet, elevator, expire, curious, sniff, rack, expand, erosion, bridge, fit, member
- A primeira palavra é seat (assento), então vamos visualizar uma pessoa sentada em uma cadeira e a palavra seat bem grande escrita.
- A segunda palavra é diet, aí visualizamos a pessoa bebendo um refrigerante diet daqueles bem anos 90 escrito na latinha.
- A terceira palavra é elevator (elevador), a pessoa levanta do assento onde tá bebendo um refri diet e vai até o elevador.
- A quarta palavra é expire (expirar), a pessoa tava sentada bebendo um refri diet, foi até o elevador e inspirou e expirou fundo.
- A quinta palavra é curious, então a pessoa sentada bebendo uma refri diet, foi até o elevador inspirou e expirou fundo e ficou curiosa com o cheiro que sentiu.
- A sexta palavra é sniff (cheirar ou farejar), a pessoa tava sentada bebendo um refri diet, foi até o elevador, expirou fundo, ficou curiosa com o cheio que sentiu farejou o ar pra ver se descobria que cheiro era.
- A sétima palavra é rack (estante), então pessoa tava no assento bebendo um refri diet, que foi até o elevador e expirou fundo, ficou curiosa com o cheiro que sentiu e farejou mais uma vez e percebeu que o cheiro vinha da estante (rack).
- A oitava palavra é expand (expandir), a pessoa tava sentada bebendo um refri diet, foi até o elevador expirou fundo, ficou curiosa com o cheiro, farejou o ar, viu que o cheiro veio da estante, e aí ela sentiu a fome expandir (expand) na barriga dela.
- A nona palavra é erosion (erosão), a pessoa tava sentada bebendo um refri diet, foi até o elevador expirou fundo, ficou curiosa com o cheiro que sentiu, farejou o ar, viu que vinha de um lanche na estante, e aí ela sentiu a fome expandir na barriga dela e causar uma erosão no estômago.
- A décima palavra é bridge (ponte), a pessoa tava no assento bebendo um refri diet, foi até o elevador expirou fundo, ficou curiosa com o cheiro que sentiu, farejou o ar, viu que vinha da estante, e aí ela sentiu a fome absurda expandir na barriga dela e causar uma erosão no estômago, tanto que ela precisou fazer uma ponte pra passar. (tá ficando cômica essa seed né).
- A décima primeira palavra é fit (caber), a pessoa tava no assento bebendo um refri diet, foi até o elevador expirou fundo, ficou curiosa com o cheiro que sentiu, farejou o ar, viu que vinha da estante, e aí ela sentiu a fome absurda se expandir pelo seu ser e causar uma erosão no estômago, tanto que ela precisou fazer uma ponte pra passar. Mas aí ela lembrou que ela precisava ficar fit.
- E finalmente a décima segunda palavra é member (membro), a pessoa tava no assento, bebendo um refri diet, foi até o elevador, expirou fundo, ficou curiosa com o cheiro, farejou o ar, viu que vinha da estante, e aí veio uma fome desgraçada que expandiu e causou uma erosão no estômago, tanto que ela precisou fazer uma ponte pra passar, meio exorcista essa fome. Mas aí ela lembrou que ela precisava ser fit. E resolveu virar membro (member) da academia ao lado.
E aí estão todas as palavras: seat, diet, elevator, expire, curious, sniff, rack, expand, erosion, bridge, fit, member.
O mais curioso é que, de fato, ao criar essa história maluca, fica bem mais fácil lembrar a seed do que decorar apenas as palavras soltas. Além disso, a história também ajuda a seguir a ordem das palavras.
É óbvio que, durante o processo, torna-se um pouco repetitivo, mas esse é o ponto: ser algo com uma lógica que faça sentido e, ao mesmo tempo, deve ter uma pitada inusitada para que você lembre da história com mais facilidade.
Até porque não é indicado que você selecione as palavras e tente criar uma história com elas; há chance de você perder a entropia, a aleatoriedade, na geração das suas palavras de recuperação. Por isso, é melhor que a carteira as gere de forma aleatória e depois você crie a história, ou você cria a sua própria entropia jogando dados ou uma moeda.
Mas, como vimos anteriormente, há uma outra forma de memorizar seeds, que se chama Border Wallets!
Border Wallet
A tradução de ‘Border Wallet’ é ‘carteiras de fronteiras‘. Elas são especialmente criadas pensando nas pessoas que precisam sair de seus países às pressas por alguma questão humanitária, permitindo que levem consigo seus bitcoins de maneira fácil.
De acordo com a agência de refugiados das Nações Unidas ACNUR, até o final de 2021, 89,3 milhões de pessoas foram deslocadas à força em todo o mundo.
Para um grande número dessas pessoas que fogem de suas casas, elas conseguiram levar uma mochila com poucos pertences pessoais e roupa do corpo. Assim, o transporte de qualquer valor é um desafio para não ser roubado e um risco nessas situações.
Por isso, o pessoal da Border Wallet criou uma forma mais fácil de decorar a seed através de imagens.
Confesso que para algumas pessoas pode até ser mais fácil do que essa história maluca que inventamos antes. Até porque alguns estudos mostram que decoramos imagens muito mais facilmente do que palavras e de forma mais duradoura e prolongada no cérebro.
Como criar uma Border Wallet?
É possível criar uma Border Wallet a partir de um gerador de entropia fornecido por eles, que cria uma imagem na qual você vai conseguir lembrar a partir do uso das palavras da sua seeds.
Como demonstração, eles usaram o símbolo do Bitcoin. Portanto, se você decorar a posição do ‘B’ nessa grade, conseguirá recuperar suas palavras de forma super rápida. Ou seja, é só lembrar o símbolo e em qual palavra na grade ele começa.
Como você pode ver, tanto a história que inventamos quanto o símbolo que você pode criar diretamente na Border Wallet são boas práticas para memorizar seeds. No entanto, ambos exigem que você os revise de tempos em tempos para relembrar e evitar que sejam apagados da sua memória.
Além disso, você pode adicionar uma passphrase também, caso queira ter ainda mais segurança.
No fim, tudo depende do quão confortável você está em usar cada ferramenta. Com o tempo, vai se tornando cada vez mais fácil relembrar as palavras, e você pode simplesmente pensar na imagem ou na história e conseguirá facilmente recuperar as palavras.
Uma coisa óbvia, mas importante de lembrar, é não compartilhar isso com ninguém, caso contrário, todo o esforço mental será perdido!
Então, não escreva e não conte a ninguém qual é a história porque, novamente, se alguém souber sua frase-semente, podem acessar e roubar seu Bitcoin.
Espero que você tenha gostado desse artigo, até a próxima e opt out!
Compartilhe em suas redes sociais:
Uma das principais educadoras de Bitcoin no Brasil e fundadora da Area Bitcoin, uma das maiores escolas de Bitcoin do mundo. Ela já participou de seminários para desenvolvedores de Bitcoin e Lightning da Chaincode (NY) e é palestrante recorrente em conferências sobre Bitcoin ao redor do mundo, bem como Adopting Bitcoin, Satsconf, Bitcoin Atlantis, Surfin Bitcoin e mais.
Curtiu esse artigo? Considere nos pagar um cafezinho para continuarmos escrevendo novos conteúdos! ☕