Você já se perguntou como e onde você pode usar Bitcoin no Brasil? O Bitcoin não é moeda oficial no Brasil; no entanto, diversos comerciantes e lugares por todo o país já o aceitam como forma de pagamento. Isso é reflexo de um maior interesse pelo assunto e do entendimento das vantagens que o Bitcoin traz, tanto para o comerciante quanto nas transações entre pessoas.
Assim, conforme o Bitcoin se populariza, mais pessoas estão passando a aceitar a moeda em seus negócios, inclusive como uma maneira de proteger seu dinheiro da inflação.
Além disso, uma das cidades com mais comércios e lojas que aceitam Bitcoin no mundo fica no Brasil. Rolante, cidade localizada no interior do Rio Grande do Sul, possui mais de 100 estabelecimentos comerciais onde é possível utilizar o bitcoin como forma de pagamento.
Entretanto, além de Rolante, a cidade de Jericoacoara, no Ceará, também é referência na adoção de Bitcoin no Brasil e no mundo.
Isso apenas evidencia que os movimentos em direção à aceitação do bitcoin no Brasil estão crescendo, e nosso país pode se tornar referência em hiperbitcoinização, com diversos comerciantes e estabelecimentos disponíveis para quem deseja utilizar Bitcoin no dia a dia.
Neste artigo, vamos te contar como você pode usar Bitcoin no Brasil e listar os locais que já o aceitam.
Animados?!
Bitcoin pode ser usado como pagamento?
Sim, nada impede que o Bitcoin seja utilizado para pagar por coisas em nosso país!
Apesar de no Brasil o Bitcoin ainda não é uma moeda de curso legal, como já ocorre em El Salvador, onde, em setembro de 2021, o Bitcoin passou a ser considerado uma moeda oficial no país, juntamente com o dólar. Não há uma legislação específica, nem mesmo uma proibição em relação ao Bitcoin como moeda.
Portanto, sim! Você pode usar o Bitcoin para pagar boletos e mais!
Onde posso usar Bitcoin no Brasil?
Um dos casos mais interessantes de adoção do bitcoin, não só no Brasil, mas no mundo, é a cidade de Rolante, no Rio Grande do Sul, eleita como a cidade mais “bitcoiner” do mundo devido ao projeto “Bitcoin é Aqui“, com cerca de 194 estabelecimentos aceitando bitcoin, segundo o BTC Map.
O segundo lugar neste ranking de cidades com mais estabelecimentos e lojas que aceitam Bitcoin é Porto Alegre, com o projeto “Porto Alegre Bitcoin”, que conta com 97 estabelecimentos aceitando bitcoin.
Em 6º e 7º lugares, respectivamente, estão a cidade de São Paulo, com o projeto Go BTC, contando com 32 estabelecimentos aceitando bitcoin, e, por fim, a cidade de Jericoacoara, com o projeto Bitcoin Beach Brazil, que possui 28 negócios que aceitam bitcoin como forma de pagamento.
Assim, entre os estabelecimentos que aceitam a moeda digital estão salões de beleza, farmácias, lojas de ferragens, cafeterias, hotéis, dentistas, escolas, hospitais, escritórios de advocacia, entre outros.
Agora, você deve estar se perguntando: “Onde posso usar Bitcoin no Brasil?” Abaixo, segue uma lista de estabelecimentos ao redor do Brasil que aceitam Bitcoin:
Rolante:
- Hospital de Rolante (o primeiro do Brasil a aceitar bitcoin);
- Escola Infantil Brinca e Ser Feliz;
- Drogaria Eficaz;
- Clínica Silveira (dentista);
- Clínica WalKrupp (veterinária);
- Churrascaria e Restaurante Faccio;
- Chopeiras Eltz.
Porto Alegre:
- Backup Equipamentos (produtos audiovisuais);
- Aloja Autoral (moda);
- Sarda Cerâmica;
- Conceitus Advocacia;
- Dubh Craft Beers (cervejaria);
- Ribs Express (restaurante);
- Clube do Turismo;
- TWT Airpack DSL do Brasil (transporte de cargas).
São Paulo:
- Tecnisa S.A (imóveis);
- COTS Advogados;
- Ultrafitness (suplementos);
- Wayne Tattoo e Piercing.
Jericoacoara:
- Restaurante Dona Amélia;
- Doceria do Divino;
- Pousada Pedra Furada;
- Escola Municipal Nossa Senhora da Consolação;
- Agência By Boogie (turismo).
Apesar de a lista de comerciantes estar cada vez maior, encontrar esses lugares que aceitam Bitcoin ainda não é tarefa fácil.
Entretanto, existem ferramentas que ajudam, como é o caso do site Coinmap, um mapa de estabelecimentos onde você pode buscar por país ou cidade. No entanto, a atualização das informações depende dos próprios comerciantes, que, quando por algum motivo deixam de aceitar, não atualizam o cadastro no site.
Portanto, uma dica é sempre ligar ou mandar mensagem para o estabelecimento para confirmar se ainda adota essa forma de pagamento, antes que você perca a viagem.
Como usar Bitcoin no Brasil? Como acontecem os pagamentos?
Muitas pessoas têm a falsa impressão de que realizar pagamentos com Bitcoin é difícil; inclusive, sempre surge a brincadeira de que “não é possível comprar um cafezinho com bitcoin”, pois as taxas são altas e as transações demoradas.
Entretanto, essa ideia está ultrapassada. Hoje, existem mecanismos que tornam as transações de baixo valor mais viáveis, rápidas e com taxas menores. A rede de segunda camada do Bitcoin, como a Lightning Network, é um exemplo disso.
Mas, como posso usar Bitcoin no Brasil? Existem três formas (que são as mais utilizadas) de usar Bitcoin para pagamentos do dia a dia no Brasil:
- Carteiras digitais: é muito simples usar carteiras digitais para pagamentos, basta abrir o aplicativo, colocar o endereço de quem vai receber e a quantidade em bitcoins. Esse é o meio mais comum adotado pela maioria dos comerciantes. Nesse método, é necessário apenas que você e o comerciante tenham uma carteira de bitcoin instalada no celular. Assim, você envia em Bitcoin e ele recebe em Bitcoin também.
- Intermediadores de pagamentos: os intermediadores de pagamentos são uma solução para estabelecimentos comerciais, pois é possível utilizar sua carteira para efetuar pagamentos em Bitcoin, mas o sistema realiza automaticamente a conversão para moeda fiduciária. Dessa forma, o estabelecimento recebe o valor em Reais, eliminando a necessidade de conversão posterior e evitando a exposição à volatilidade do bitcoin. Como um exemplo, podemos citar o Open Node.
- Cartões pré-pago: nesta solução, existem alguns cartões que você pode recarregar com Bitcoin e, ao realizar pagamentos, pode utilizá-los normalmente como um cartão de débito ou crédito, e o estabelecimento recebe o pagamento já convertido em Real. Além disso, alguns cartões oferecem cashback para o usuário que faz pagamentos em Bitcoin.
Viu só o quão fácil está sendo usar Bitcoin no Brasil e como a aceitação da moeda tem crescido?
Como vimos ao longo deste artigo, atualmente, há diversas opções de onde e como usar Bitcoin no Brasil, facilitando as transações e tornando a moeda digital uma alternativa prática e acessível para diversas situações do dia a dia.
Legal né?!
Vantagens de pagar e usar Bitcoin no Brasil
As vantagens de pagar e usar Bitcoin no Brasil são várias. Apesar de ainda ser uma moeda volátil, o Bitcoin possui toda a segurança de sua rede descentralizada, sendo possível que todos os usuários a auditem. Ou seja, não é um sistema centralizado; todos podem verificar se a rede está segura e se as transações estão sendo feitas corretamente.
Além disso, o Bitcoin é global e está disponível 24 horas por dia. Qualquer pessoa, de qualquer lugar do mundo, pode realizar transações na quantidade que desejar, a qualquer hora, e a rede dará conta dessa transação.
Portanto, não existem travas de valor, e o sistema funciona sempre que você precisar.
As taxas de transação e a velocidade também podem ser ajustadas; a rede Lightning (como mencionamos anteriormente) permite que você realize transações com rapidez e taxas irrisórias, pagando menos de um centavo por transação. Assim, os usuários não precisam utilizar a rede principal para fazer transações, já que existe uma rede paralela que atende melhor a esse tipo de transação do dia a dia.
E, por último, mas não menos importante: com o Bitcoin, você é dono do seu próprio dinheiro, sem precisar depender de bancos ou corretoras.
Logo, usar Bitcoin é uma forma de realizar transações diretamente com outra pessoa, sem a necessidade de intermediários, tornando todo o processo mais privado, rápido e barato.
Conclusão
Como vimos neste artigo, não é difícil usar o Bitcoin no Brasil, até porque o Bitcoin vem ganhando adoção em massa em diversos estados e cidades brasileiras. Portanto, não será muito difícil ver o Brasil despontar como o principal país em hiperbitcoinização.
Diversos projetos e pessoas têm trabalhado para que essa adoção aconteça rapidamente e, ao contrário do que muitos pensam, é possível SIM pagar o cafezinho com Bitcoin.
Na verdade, é muito mais simples do que muitos imaginam; basta você ter uma carteira e saldo em bitcoin.
Além disso, em breve, mais soluções devem surgir para facilitar a adoção das pessoas e comerciantes.
Uma forma interessante de entender como tudo isso funciona é experimentando! Então, coloque-se o desafio de fazer o seu primeiro pagamento em Bitcoin; você verá que não é um bicho de sete cabeças e estimule que seus amigos façam o mesmo.
Lembre-se! Essa é a melhor forma de ver como o bitcoin funciona na prática.
Espero que tenham gostado do artigo, tenham entendido como e onde é possível usar Bitcoin no Brasil. No futuro, é provável que mais e mais lugares apareçam nessa lista.
Não deixem de compartilhar o artigo. Até a próxima e opt out!
Compartilhe em suas redes sociais:
Fundadora da Area Bitcoin, um dos maiores projetos de educação de Bitcoin do mundo, publicitária, apaixonada por tecnologia e mão na massa full time. Já participou das principais conferências de Bitcoin como Adopting, Satsconf, Surfin Bitcoin e Bitcoin Conference.
Curtiu esse artigo? Considere nos pagar um cafezinho para continuarmos escrevendo novos conteúdos! ☕