Bitcoin vai subir? Bitcoin tem 14 anos, já passou por muitos testes de stress e vem amadurecendo a cada ano que passa. A tecnologia surgiu como um experimento cyberpunk, valendo nada, lançado por um pseudônimo misterioso chamado Satoshi Nakamoto e foi o ativo que mais se valorizou na última década.
Sim, é isso mesmo que você leu! Bitcoin chegou a valorizar 6 bilhões por cento de 2009 até a máxima de 2021 em 69 mil dólares, ultrapassando a valorização do ouro, das ações e dos fundos.
Mas, será que o Bitcoin vai subir ainda mais? Entenda qual é o seu real valor e conheça aqui as principais teorias de valorização da moeda.
Até onde o preço do bitcoin pode ir?
Com toda essa valorização, muitos acreditam que o bitcoin já valorizou tudo o que podia e que não dá mais para ficar rico investindo em bitcoin.
Mas, será mesmo?
Para tentar prever o preço do bitcoin nos próximos anos, vários cálculos e teorias já foram criados, com as mais diversas interpretações possíveis.
Além disso, ressaltamos que bitcoin não valia nada quando foi criado e as pessoas ainda não entendiam muito bem pra quê o BTC servia. Assim, ele era visto como uma moedinha de jogos online e foi desdenhado da mesma forma como alguns céticos fizeram quando surgiu a internet e o computador.
No entanto, a criação do Bitcoin visa descentralizar o dinheiro e o sistema financeiro. Essa mudança é tão grande que o progresso dos últimos 14 anos é insignificante em comparação com o potencial de expansão que o Bitcoin pode ter.
Assim, se o Bitcoin se consolidar como uma reserva de valor e um refúgio contra a insegurança nos intermediários bancários e a inflação das moedas fiduciárias, esse processo será lento e pode durar décadas, conforme a história nos ensina.
A adoção parabólica do ouro
No passado, o ouro levou cerca de 2 mil anos para ser totalmente utilizado como a principal reserva de valor. Há 500 anos antes de Cristo, ouro, prata e bronze eram considerados dinheiro, mas com o tempo, o ouro se tornou a reserva de valor predominante devido às suas propriedades monetárias superiores. Durante esse processo, que durou quase 2 mil anos, o ouro desmonetizou outros tipos de dinheiro e absorveu valor.
O Bitcoin é uma versão digital e aprimorada do ouro, e gradualmente tende a desmonetizar e absorver valor de outras moedas e ativos que possuem propriedades inferiores ou que são prejudicados pela inflação ao longo do tempo.
Pensando a longo prazo, o valor do bitcoin hoje é extremamente baixo perto do que ele pode atingir. Claro, nada disso vai acontecer sem volatilidade, a volatilidade é justamente essas forças de mercado agindo sobre a adoção e isso é normal.
Durante a hiperinflação em Weimar, o ouro também foi extremamente volátil, mas isso não o impediu de ser considerado uma reserva de valor na época. Na verdade, ele só estava espelhando a própria turbulência da economia alemã durante aquele período.
Em 2008, o ouro caiu 50%, e em 2020, ele também caiu 50% e nem por isso deixou de ser considerado reserva de valor, bancos centrais seguem enchendo os cofres de ouro, pois ele é mais confiável que as moedas dos governos.
Bitcoin está tendo uma adoção mais rápida que a internet ou outras tecnologias quando elas tinham o mesmo tempo de vida, mesmo com toda a volatilidade e as críticas dos defensores das fiats e dos bancos.
Assim, Bitcoin tende a seguir se valorizando porque ele acelera a Revolução Digital, iniciada pela internet, que digitalizou toda a informação.
Bitcoin digitaliza valor, escassez absoluta, elimina a necessidade de Bancos Centrais e inicia um sistema financeiro alternativo e independente.
Portanto, caso ele siga o mesmo processo de adoção e monetização do ouro, por exemplo, ele tende a se valorizar ainda mais.
Um bitcoin pode valer milhões de reais
Com a crescente adoção do Bitcoin como reserva de valor e os potenciais cenários de absorção de valor de outras moedas e ativos, é possível que um Bitcoin chegue a valer milhões de reais no futuro.
Vamos explorar cálculos já criados e que mostram o potencial que o bitcoin tem de alcançar preços astronômicos.
Cálculo 1: 500 mil reais por bitcoin
A atual capitalização de mercado do ouro é cerca de 10 trilhões. No curto prazo, se bitcoin passar a ser considerado uma reserva de valor, ele pode assumir uma parte do valor que iria para o ouro. Portanto, se ele absorver 20% de valor do ouro, isso daria uma market cap de 2 trilhões de dólares e cerca de 95 mil dólares por bitcoin.
Cálculo 2: 10 milhões de reais por bitcoin
Contudo, se a desconfiança nos governos e na segurança dos seus títulos continuar numa crescente, é provável que bitcoin absorva grande parte do valor dos títulos de governos, dos bonds, que são títulos apoiados em dívidas.
A dívida global em bonds está em torno de 400 trilhões de dólares, e o Bitcoin pode absorver parte dessa liquidez como um seguro contra o sistema fiat. O investidor especializado em medir risco de inadimplência de crédito e monitorar os credit default swaps, seguros contra inadimplência de empresas e países, Greg Foss, já defende essa ideia há algum tempo.
O Bitcoin pode absorver rapidamente 5, 10 ou 20% do valor da dívida global em momentos de turbulência no sistema bancário e crise no sistema fiat. Se absorvesse 10%, por exemplo, levaria o Bitcoin a uma market cap de 40 trilhões de dólares e a um valor de 1,9 milhões de dólares por Bitcoin. Ou seja, mais de 10 milhões de reais por Bitcoin.
Cálculo 3: 20 milhões de reais por bitcoin
Mas, bitcoin não precisa desmonetizar só o ouro ou só os bonds, ele pode absorver um pouco de cada classe de ativos e até o valor das dívidas que existem no mundo ao longo do tempo.
Dos cerca de 900 trilhões de dólares em ativos, dívidas e moedas existentes no mundo, apenas uma parte é utilizada como reserva de valor.
Assim, a medida que as pessoas passam a perceber o Bitcoin como um ativo não correlacionado aos ativos fiats, que pode equilibrar a carteira como um “seguro anti-fiat” e contra a incerteza do sistema, ele tende a absorver mais valor. Afinal, Bancos Centrais e governos alteram as taxas de juros, metas de inflação e imprimem dinheiro constantemente, tornando as políticas monetárias imprevisíveis e inseguras.
Imagina quando investidores entenderem que bitcoin é um sistema econômico paralelo que não muda suas propriedades fundamentais, que é muito mais previsível que ativos fiat e que o preço tende seguir crescendo pois os incentivos estão direcionados para isso e não há quem consiga mudar?!
Com o amadurecimento do Bitcoin, é possível que ele absorva 10% dos 900 trilhões de dólares do mercado global, o que resultaria em uma capitalização de mercado de 90 trilhões de dólares e um valor de 4,2 milhões de dólares por Bitcoin, mais de 20 milhões de reais.
Cálculo 4: 25 milhões de reais por bitcoin
Se a gente descontar os bitcoin perdidos, o que faz com que o preço seja ainda maior, visto que ele ficaria ainda mais escasso, 90 trilhões divididos por 17 milhões de bitcoin, dá 5,3 milhões de dólares, ou seja, mais de 25 milhões de reais, por bitcoin.
Essa perspectiva de longo prazo é importante para entender que o valor do bitcoin não é medido apenas pelo preço atual, mas sim pela sua capacidade de se tornar uma reserva de valor no futuro, absorvendo parte do valor de outras moedas e ativos. Por isso, o importante é acumular e guardar de forma segura, pensando no potencial de valorização a longo prazo.
Observe como o preço atual do Bitcoin de 30 mil dólares pode parecer insignificante quando consideramos seu potencial de valorização a longo prazo. Assim, o que realmente importa é se você continuou a acumular Bitcoin ao longo do tempo e guardou suas moedas de forma segura.
Esses são cálculos, porém, várias teorias foram criadas para tentar acertar o alvo e prever o movimento futuro de preço do Bitcoin. Mas, antes de conhecer essas teorias, é preciso entender como observar o gráfico do bitcoin da forma correta.
Como observar o gráfico do bitcoin
A maioria dessas teorias que analisam o Bitcoin não usam o gráfico linear, que é o gráfico padrão nas corretoras ou nos softwares de análise do mercado tradicional.
Todos sabemos que o Bitcoin é extremamente volátil, faz movimentos amplos, e em um curto espaço de tempo foi de 0,1 centavos a 20 mil dólares.
Assim, é preciso observá-lo em uma escala que represente esses movimentos, a escala logarítmica.
Na escala logarítmica, a distância entre números equivale à mesma proporção, o que torna mais fácil observar e entender todos os movimentos.
Veja abaixo a diferença de olhar o preço do Bitcoin em escala linear e escala logarítmica:
Portanto, é possível extrair muito mais informações desde o início do Bitcoin, quando era negociado a um preço muito baixo, ao usar a escala logarítmica.
Teorias de valorização do Bitcoin
Além dos cálculos mostrados anteriormente, feitos a partir de simulações do bitcoin absorvendo parte da capitalização de mercado de ativos tradicionais, existem também teorias famosas que buscam projetar as tendências de valorização do bitcoin para os próximos anos.
Teoria Rainbow Chart
A primeira teoria criada é conhecida como Rainbow Chart.
O gráfico arco íris foi inventado pelo conhecido escritor do Reddit chamado Azop, que postou esses gráficos por anos sem nenhum ganho pessoal desde 2014.
Esses são os gráficos originais que ele fez para guiar as operações dele:
O gráfico de cores apresentado tem o propósito de orientar as decisões dos investidores quanto ao momento adequado de compra e venda de Bitcoin, com a indicação de que a faixa azul é favorável para a compra e a faixa vermelha é o momento ideal para a venda, proporcionando uma espécie de cromaterapia aos olhos dos investidores.
Além disso, ele faz uma espécie de previsão do preço futuro de acordo com um cálculo logarítmico dos preços do passado, veja:
Ele ainda explica que se a curva vermelha preditiva for achatada, é possível determinar a diferença entre o preço atual e o valor estimado. Em outras palavras, a linha vermelha representa o centro do arco íris.
Legenda das cores:
- azul escuro: comprar muito
- azul claro: comprar
- verde escuro: acumular aos poucos
- verde claro: ainda barato, pode comprar
- amarelo: hodl
- laranja claro: será uma bolha?
- laranja escuro: FOMO fica intensa
- Vermelho claro: venda, sério, VENDA!
- Vermelho escuro: bolha máxima, mercado está louco!
E se acompanharmos o gráfico, nesse momento estamos em zona de acumulação, rumo aos 100 mil dólares por unidade de bitcoin:
Entretanto, apesar de ser uma análise divertida, esse gráfico não é indicação de investimento.
Além disso, no site onde é possível acompanhar o rainbow chart tem uma recado:
Aviso sobre o Rainbow Chart
O Gráfico Arco-Íris não é um conselho de investimento!
O desempenho passado não é uma indicação de resultados futuros. O Rainbow Chart pretende ser uma forma divertida de observar os movimentos de preços de longo prazo, desconsiderando o “ruído” diário da volatilidade.
As bandas de cores seguem uma regressão logarítmica (introduzida pelo Bitcointalk User trolololo em 2014), mas são completamente arbitrárias e sem qualquer base científica.
Em outras palavras: só estará correto até que um dia não estará mais.
Teoria Stock To Flow
O próximo modelo preditivo do Bitcoin é o Stock to Flow ou S2F, criado por um anônimo conhecido como PlanB, ele prevê a tendência de longo prazo do valor do Bitcoin com base na sua escassez.
Como o Bitcoin tem um número limite de unidades que serão criadas, 21 milhões, e a oferta de novas unidades vai diminuindo cada vez mais ao longo do tempo, a escassez seria o principal fator que guia o preço.
O modelo tem como referência metais escassos que também são considerados reserva de valor pelo mercado:
- Ouro;
- Prata.
Esse estudo propõe que o Bitcoin seja o primeiro objeto digital escasso do mundo. Isso significa que ele é tão raro quanto metais preciosos como prata e ouro, mas pode ser enviado eletronicamente através de diferentes meios, como internet, rádio e satélite.
A escassez digital tem valor, mas qual seria esse valor? Para responder a essa pergunta, essa teoria busca quantificar a escassez para modelar o valor do Bitcoin.
Os halvings são cruciais nesse modelo, pois escalonam a taxa de crescimento da oferta e afetam o preço, conforme exemplificado na imagem abaixo, onde o preço aumenta à medida que a oferta de novos Bitcoins é reduzida de maneira escalonada.
Segundo o gráfico do Stock To Flow, o bitcoin vai valer cerca de 2.5 milhões de reais por unidade por volta de 2026.
Fala do criador da teoria
“As pessoas me perguntam de onde viria todo o dinheiro necessário para o valor de mercado do bitcoin de $1 trilhão? Minha resposta: prata, ouro, países com taxa de juros negativa (Europa, Japão, EUA em breve), países com governos predatórios (Venezuela, China, Irã, Turquia etc.), bilionários e milionários protegendo contra flexibilização quantitativa (QE) e investidores institucionais descobrindo o ativo de melhor desempenho dos últimos 10 anos”.
As críticas a esse modelo relatam que o preço do ouro não tem se valorizado somente por sua escassez mas também pela sua história como reserva de valor e utilidade, e nesse sentido, o bitcoin ainda é muito jovem para ser comparado ao ouro.
O segundo ponto de crítica é que nesse modelo é utilizado um gráfico linear e não logarítmico, o que poderia distorcer os dados.
Ainda dá tempo de começar
Apesar de ser legal fazer cálculos e acompanhar teorias de preço, só o tempo dirá qual dessas previsões vai chegar mais perto do preço futuro do bitcoin. Mas a ótima notícia é que se qualquer um desses cálculos estiver correto, o bitcoin ainda tem muito a valorizar.
Estamos passando pelo período de bear market, de mercado em baixa, o que ajuda muito quem quer começar a acumular bitcoin com visão de longo prazo. Esse é um momento único, não deixe para começar depois que tudo for óbvio.
Nós criamos o Bitcoin Starter como um passo a passo para te ajudar a colocar em prática um plano de investimento em bitcoin de longo prazo para você atingir sua soberania financeira:
➡️ + de 100 aulas teóricas e práticas
➡️ Nosso método de investimento Carteira Parabólica
➡️ Raio X das altcoins mostrando a realidade por trás dos “projetos promissores”
➡️ Grupo fechado para dúvidas e troca de ideias no Telegram
➡️ Suporte direto do nosso time por email
➡️ Aulas mensais ao vivo com a gente pelo Zoom
São nossos 4 anos de estudo e vivência de mercado condensados em 30h de aulas, onde compartilhamos tudo o que sabemos para que você possa investir com segurança no bitcoin, aproveitar as valorizações dos próximos ciclos e construir sua riqueza geracional.
Até a próxima!
Carol Souza
Compartilhe em suas redes sociais:
Uma das principais educadoras de Bitcoin no Brasil e fundadora da Area Bitcoin, uma das maiores escolas de Bitcoin do mundo. Ela já participou de seminários para desenvolvedores de Bitcoin e Lightning da Chaincode (NY) e é palestrante recorrente em conferências sobre Bitcoin ao redor do mundo, bem como Adopting Bitcoin, Satsconf, Bitcoin Atlantis, Surfin Bitcoin e mais.
Curtiu esse artigo? Considere nos pagar um cafezinho para continuarmos escrevendo novos conteúdos! ☕