À medida que as carteiras de Bitcoin evoluíram em tecnologia e usabilidade, também evoluiu a forma de geração, armazenamento e recuperação de endereços. Assim, as chaves públicas estendidas (xPub) fazem parte dessa evolução.

Basicamente, uma xPub, ou chave pública estendida, é derivada da chave privada mestra e funciona como uma raiz para gerar todas as outras chaves públicas. Essa característica é fundamental para preservar a privacidade e a segurança, pois a xPub opera de forma independente das chaves privadas, eliminando a necessidade de interação direta entre elas.

Na prática, isso torna a xPub particularmente útil para criar carteiras de visualização (watch-only), que permitem aos usuários visualizar transações sem expor as chaves privadas associadas.

Portanto, se você quer saber melhor como funciona uma xPub e para o que ela serve, leia este artigo até o final!

Carteiras determinísticas hierárquicas 

Para entender melhor a função e importância da chave pública estendida, é importante entender sobre as carteiras determinísticas hierárquicas, ou carteiras HD. 

No começo do Bitcoin, as chaves privadas eram geradas aleatoriamente, e sabemos que cada chave privada está associada a uma chave pública (endereço).

Assim, sempre que um novo endereço público precisava ser utilizado, uma nova chave privada era criada. Isso fazia com que o usuário fizesse backup de todos os endereços individualmente ou usasse sempre o mesmo endereço.

Portanto, do ponto de vista da usabilidade e segurança, essa solução não era nem muito segura nem prática.

Sendo assim, surgiram as carteiras determinísticas hierárquicas (HD), por meio do protocolo de melhoria BIP32. Basicamente, as carteiras HD podem gerar vários endereços a partir de uma única frase semente (seed).

Dessa forma, agora não é mais necessário fazer backup de todos os endereços; basta fazer o backup da semente.

O protocolo BIP32 organiza as chaves privadas em uma estrutura hierárquica, semelhante a uma árvore, razão pela qual as carteiras são denominadas ‘hierárquicas’. Assim, a chave pública estendida, ou xPub, atua como uma chave ‘mestra’ ou ‘mãe’ que gera as chaves públicas ‘filhas’.

Deu pra entender o sistema de hierarquia? É por isso que as xPubs são importantes e vieram a partir da implementação das carteiras HD  

O que são as xPubs?

As xPubs são chaves públicas mestras que geram sequências de chaves públicas em carteiras de determinística hierárquicas, permitindo a criação de múltiplos endereços sem expor as chaves privadas.

Portanto, de modo geral, elas são chaves públicas estendidas, também chamadas de chaves públicas mestras e são geradas a partir das chaves privadas mestras (Master Private Key).

A partir da xPub, uma infinidade de endereços públicos pode ser criada em uma carteira; no entanto, eles não têm acesso às chaves privadas. Com isso, ficou mais fácil criar novos endereços para uma mesma carteira. Afinal, reutilizar endereços públicos não é uma prática indicada, pois pode comprometer sua privacidade.

Pelo fato de a xPub não derivar de nenhuma chave privada, se o seu endereço xPub for compartilhado de algum modo, o seu saldo não será comprometido, pois não haverá acesso a ele.

No entanto, sua privacidade pode ser um pouco comprometida, já que será possível identificar seus endereços públicos.

Dito isso, as xPubs são ideais para gerar carteiras watch-only, já que não compartilham endereços privados, mas ao mesmo tempo permitem o controle do saldo, por exemplo.

xPubs e carteiras watch only

Como mencionado acima, as xPubs são uma ferramenta fundamental para a criação de carteiras watch-only.

Mas, o que são carteiras watch-only?

As carteiras watch-only permitem apenas visualizar o saldo e as transações de endereços Bitcoin específicos. No entanto, elas não oferecem acesso às chaves privadas necessárias para movimentar ou gastar os bitcoins.

Para quem a xPub é ideal?

A xPub e as carteiras watch-only são particularmente ideais para usuários que possuem uma carteira física e desejam controlar o saldo dela, ver quanto têm, etc., mas sem precisar conectar a carteira o tempo inteiro a um dispositivo de internet. Isso ocorre porque as carteiras físicas são carteiras frias e ideais para o armazenamento de grandes quantidades a longo prazo. Logo, mantê-las sempre conectadas à internet não é uma opção ideal, pois aumenta a vulnerabilidade de ataques.

Além disso, também é possível configurar uma watch-only em carteiras de celular, como a Blue Wallet. Porém, para isso, será necessário ter a chave pública estendida da carteira. Assim, a xPub sendo a chave mestra dos endereços públicos, extrai todas as informações da carteira, como saldo e transações, mas sem se conectar com a chave privada.

Por isso, em carteiras watch-only, não é possível gastar Bitcoin, pois é necessária uma chave privada para assinar a transação. Como não se tem acesso à chave, é impossível gastá-la.

Xpub, ypub e zpub

Em alguns lugares, você pode se deparar com os termos “ypub” e “zpub”, mas existem outras variações, como “tpub”, “upub” e “vpub”. Enfim, todas essas variações referem-se a endereços estendidos compatíveis com diversos formatos de endereços Bitcoin.

Como sabemos, as carteiras de Bitcoin evoluíram, assim como os formatos de endereços. Sendo assim, existe um formato de chave estendida para cada formato de endereço existente.

Mas, no final das contas, todas elas são uma variação da chave pública estendida.

Veja abaixo:

  • xpub: são formatos de chave estendida usados em carteiras legacy, que começam com “1…”
  • ypub: formato pertencente a carteiras com o padrão BIP49, compatíveis com endereços do tipo P2SH-P2WPKH.
  • zpub: é basicamente o mesmo que o ypub. Entretanto, ele é compatível com endereços segwit.

Existem, também, as outras variações, que estão descritas na tabela abaixo:

Variações do xPub, relacionado aos endereços Bitcoin

Como encontrar a xPub da carteira?

Você deve estar se perguntando onde está a xPub da sua carteira, não é mesmo?

Geralmente, são as carteiras físicas que possuem suporte para xPub, e você pode encontrá-lo facilmente na seção de configurações > endereços.

Aqui daremos um exemplo de como encontrar seu xPub na carteira Trezor.

Conecte sua Trezor e acesse suite.trezor.io ou abra o aplicativo de desktop Trezor Suite. Vá para a guia “contas” e selecione a conta desejada na barra lateral.

Imagem do Trezor Suite

Clique na guia “conta” ao lado de “visão geral”:

Imagem de uma conta no Trezor Suite, para acesso da xPub

Clique em “mostrar chave pública”:

Opção de mostrar chave pública (xPub) na Trezor

Seu xPub será exibido com um QR Code e com texto. Você pode copiá-lo e colar em um dispositivo que aceite-o.

xPub gerado no formato de QR Code e texto

Conclusão

Como vimos ao longo deste artigo, a evolução das carteiras de Bitcoin trouxe também evolução nos endereços e em como eles podem ser usados.

A xPub é uma forma prática e segura de fazer backup de endereços públicos, além de poder ser usada para controle de moedas com carteiras watch-only.

Assim, se a sua carteira não for Trezor, os passos a serem seguidos para encontrar seu xpub são semelhantes, geralmente encontrando-se na aba de configurações ou detalhes da carteira.

Espero que esse artigo tenha te ajudado a entender mais sobre a xPub e sua importância para as carteiras e para os Bitcoiners.

Até a próxima e opt out!

Compartilhe em suas redes sociais:

Escrito por
Imagem do Autor
Carol Souza

Uma das principais educadoras de Bitcoin no Brasil e fundadora da Area Bitcoin, uma das maiores escolas de Bitcoin do mundo. Ela já participou de seminários para desenvolvedores de Bitcoin e Lightning da Chaincode (NY) e é palestrante recorrente em conferências sobre Bitcoin ao redor do mundo, bem como Adopting Bitcoin, Satsconf, Bitcoin Atlantis, Surfin Bitcoin e mais.

Ícone do X

Curtiu esse artigo? Considere nos pagar um cafezinho para continuarmos escrevendo novos conteúdos! ☕