Existem diversas carteiras de Bitcoin hoje em dia, cada uma com funcionalidades diferentes e voltadas para públicos diversos. Nesse sentido, a Wallet of Satoshi é uma das carteiras que tem ganhado a preferência dos usuários iniciantes, não só pela facilidade de uso, mas também pela praticidade, uma vez que, em um único aplicativo, oferece suporte à rede on chain (principal) e à Lightning Network (segunda camada).
Portanto, se você está começando a fazer transações lightning ou quer ensinar algum amigo ou familiar a usar Bitcoin, essa carteira lightning pode ser seu ponto de partida!
Tudo nela foi pensado para que você não precise se preocupar e lidar com funções complexas e, além disso, ela possui um layout muito intuitivo, garantindo que você navegue com facilidade, sem se sentir perdido.
Só há um porém: ela é uma carteira custodiante! Mas não se preocupe, vamos esclarecer também o que isso significa.
Ao longo deste artigo, mostraremos como a Wallet of Satoshi funciona e abordaremos tudo o que você precisa saber sobre ela.
Bora?!
O que é a Wallet of Satoshi?
A Wallet of Satoshi é uma carteira de celular custodial de Bitcoin e Lightning, disponível tanto para dispositivos Android quanto iOS. Ela foi criada em 2019 pelo australiano Daniel Alexiuc, atualmente CEO da empresa.
Além disso, Daniel também é fundador da Living Room of Satoshi, uma plataforma web que permite aos usuários pagar contas com Bitcoin.
Com um design simples e intuitivo, a Wallet of Satoshi é uma das hot wallets de Bitcoin mais utilizadas, tendo já processado mais de 10 milhões de pagamentos lightning desde sua criação.
Somente em novembro de 2023, o número de transações lightning atingiu 1 milhão.
Descontinuação do serviço nos Estados Unidos
Recentemente, a Wallet of Satoshi virou notícia no meio bitcoiner.
Em 24 de novembro de 2023, usuários dos Estados Unidos se surpreenderam ao não encontrar mais o aplicativo da carteira na Apple Store e no Google Play.
Logo após o burburinho, a empresa se pronunciou oficialmente, anunciando que iria descontinuar o serviço nos Estados Unidos.
A decisão surgiu devido à grande pressão regulatória nos EUA, especialmente no momento em que o Departamento de Justiça americano e a SEC estavam conduzindo diversas investigações em grandes empresas do setor, como Binance e Kraken.
Desde então, os usuários dos Estados Unidos que possuem saldos na carteira de satoshi podem retirá-los, mas novos usuários não podem e conseguem fazer o download da carteira.
Mas, enfim, no Brasil ainda podemos baixar e utilizá-la. Então, bora ver como a Wallet of Satoshi funciona!
Como funciona a Wallet of Satoshi?
A Wallet of Satoshi funciona de maneira semelhante a uma conta digital convencional. Nela, você pode divulgar as informações públicas da sua conta para receber depósitos em Bitcoin e realizar pagamentos através da rede Lightning. Isso permite transações quase instantâneas com amigos ou em estabelecimentos comerciais, e ainda oferece o benefício de taxas irrisórias.
Um ponto importante é que essa é uma carteira custodial, como já dissemos anteriormente. Isso significa que, ao baixar o aplicativo e configurá-la, o usuário não recebe as chaves privadas ou a frase-semente BIP 39, que permitiriam o backup da carteira.
Assim, o gerenciamento dos fundos do usuário fica a cargo da empresa da carteira.
O fato de ela ser custodial é um ponto de atenção, pois essa não é a maneira ideal de os usuários manterem seus fundos, mas sim na própria custódia. Na Wallet of Satoshi, há um motivo específico para ser assim, o qual explicaremos mais adiante.
É importante que você saiba que as hot wallets, como as de celular, não são recomendadas para guardar valores altos de Bitcoin, especialmente quando se trata do modelo custodial (para isso, use Carteiras Frias!).
Portanto, use-as com moderação e apenas para pequenos pagamentos do dia a dia.
Entretanto, tirando isso, a Wallet of Satoshi tem recursos bem legais!
Principais recursos da Wallet Of Satoshi
A Wallet of Satoshi é uma carteira muito simples de usar. Seu principal recurso é o suporte integrado ao Bitcoin e à Lightning Network, de forma que o usuário iniciante não precisa ter conhecimento sobre abertura e gerenciamento de canais Lightning para poder usar a camada 2 do Bitcoin.
Linguagem e moedas
A Wallet of Satoshi está traduzida para 27 idiomas, incluindo português brasileiro, espanhol, francês, holandês, árabe, chinês e japonês.
Além disso, apresenta a visualização do saldo em mais de 170 moedas fiat. Assim, não importa de onde você seja, com a Wallet of Satoshi, você poderá visualizar o saldo na sua moeda local.
Bitcoin e Lightning Network
Além de suportar o envio e recebimento de Bitcoin on-chain, a Wallet of Satoshi também suporta transações por meio da Lightning Network.
Uma característica dessa carteira é que os saldos são misturados, permitindo que o usuário iniciante faça transações sem entender profundamente o funcionamento da Lightning, sabendo apenas que está transacionando Bitcoin.
No suporte ao Bitcoin, a carteira oferece:
- Endereços native segwit (que começam com bc1)
Já no suporte à Lightning, oferece:
- Invoices Lightning
- LN URL
- Lightning Address
A função Lightning Address permite que você configure um endereço Lightning semelhante a um endereço de e-mail, mas, para isso, você precisa cumprir uma série de requisitos, como:
- Fazer login com o seu e-mail no aplicativo;
- Realizar, no mínimo, 10 transações na Lightning Network, entre envios e recebimentos;
- Enviar ou receber 100.000 satoshis na rede on chain.
Após isso, você poderá configurar seu Lightning Address na Wallet of Satoshi.
Legal né?!
Ponto de Venda
Um recurso bem interessante é o ponto de venda!
A Wallet of Satoshi possui uma função que facilita o pagamento para comerciantes que querem aceitar Bitcoin em seus negócios.
Assim, a função “Point of Sale” ou ponto de venda, permite que comerciantes usem a carteira para receber pagamentos por seus serviços ou produtos em Bitcoin.
Esta área também inclui uma função de NFC, onde o cliente pode pagar apenas aproximando um celular do outro.
Compra de Bitcoin
Dentro da carteira, há também uma aba onde você pode comprar Bitcoin, disponível em mais de 160 países.
Portanto, ao clicar em “comprar bitcoin” no menu da carteira, você será redirecionado por um parceiro da Wallet of Satoshi para realizar a compra.
É importante ressaltar que esse parceiro impõe a verificação KYC, ou seja, você terá que fornecer dados pessoais para realizar a compra de Bitcoin.
Como configurar a Wallet of Satoshi no seu celular?
Para configurar essa carteira em seu celular, o processo é muito simples e não deve levar mais de 5 minutos.
Para isso, é só seguir os passos abaixo:
- Faça download da carteira na loja de aplicativos do seu celular, seja Android ou IOS.
- Assim que o download estiver concluído, abra o aplicativo e a tela inicial aparecerá.
- Agora, clique no canto superior direito (≡) e adicione seu e-mail para backup.
Feito isso, você estará pronto para começar a receber saldos em Bitcoin na sua carteira.
De maneira geral, o uso é muito simples: ao colar uma fatura ou endereço no aplicativo, a carteira reconhecerá automaticamente se o endereço é on-chain ou Lightning.
Além disso, o histórico das transações aparece na tela inicial, e você pode configurar o aplicativo no idioma e na moeda de sua preferência.
O que acontece com os saldos se você perder o celular?
Caso seu celular seja roubado ou perdido, você pode recuperar seu saldo e histórico de transações da Wallet of Satoshi em outro dispositivo, a partir do seu e-mail.
Como comentamos, essa carteira não oferece seeds ou chaves privadas para que você realize a auto-custódia, ou seja, essa é uma carteira custodial. Portanto, a única maneira de ter um backup da sua conta é através do seu endereço de e-email.
Entretanto, apesar de oferecer a possibilidade de backup por endereço de e-mail, essa recuperação de fundos só será possível a partir de uma Wallet of Satoshi em outro dispositivo.
Por exemplo, se alguém roubar seu celular, você pode comprar outro celular, baixar a carteira novamente e realizar o backup nela.
No entanto, se a carteira sofrer algum bug e não for mais possível acessá-la, ou se ela for descontinuada, os fundos nela podem ser perdidos para sempre.
Por isso, é recomendável que você utilize esses tipos de carteira apenas para pequenas quantidades destinadas ao uso cotidiano.
Quais as taxas e limites de transação da Wallet of Satoshi?
Montamos uma tabela para ajudar você a visualizar as taxas cobradas pela carteira, veja abaixo:
Taxa de recarga BTC (depósito) | 1% |
Pagamento Lightning (recebimento) | sem taxa |
Pagamento Lightning (envio) | Taxa de roteamento variável repassada aos nós do Lightning |
Pagamento BTC (envio on-chain) | 1% + taxa fixa variável (cotada antes da confirmação do pagamento) |
Recarga máxima | 5 BTC (inclui saldos Bitcoin e Lightning) |
Limite de transação única | 5 BTC |
Vale a pena usar a Wallet of Satoshi?
A resposta é: depende! A decisão de usar a Wallet of Satoshi depende das suas necessidades e do nível de controle que você deseja ter sobre seus Bitcoins.
Uma das vantagens da Wallet of Satoshi é sua facilidade de uso. Para usuários iniciantes que desejam usar Bitcoin para micropagamentos, ela se mostra bastante eficaz. Isso ocorre porque você não precisa realizar configurações complexas, como criar canais na Lightning Network ou ter seu próprio node.
Essas são etapas avançadas e nem todos estão dispostos a se envolver com Bitcoin nesse nível.
No entanto, apesar da facilidade ser muito bem-vinda no dia a dia e contribuir para a adoção, o fato de a Wallet of Satoshi ser custodial é um ponto negativo a considerar. Afinal, possuir sua chave privada é o que garante que os Bitcoins são realmente seus e que você poderá acessá-los a partir de qualquer outra carteira.
Portanto, o uso dessa carteira depende muito do nível de soberania que você deseja ter.
De qualquer forma, para os usuários em geral, a praticidade prevalece e, sem dúvida, ela é uma boa opção para manter um saldo pequeno a fim de realizar transações cotidianas e distribuir alguns satoshis para os amigos.
Conclusão
Como vimos ao longo deste artigo, a Wallet of Satoshi é uma carteira que oferece uma interface amigável e possui diversas funcionalidades para usuários iniciantes e comerciantes.
Porém, é importante entender que não existe uma carteira lightning perfeita, embora algumas sejam mais completas que outras e ofereçam mais camadas de segurança.
Assim, se você busca facilidade para transações diárias e deseja utilizar a Lightning Network sem precisar se envolver com a criação de canais, a Wallet of Satoshi pode ser uma boa escolha.
E se você se interessou por um conteúdo detalhado, com passo a passo, análises e tutoriais sobre carteiras, recomendamos que conheça o “Carteira Bitcoin“, nosso treinamento completo sobre carteiras e custódia.
Lá, falamos sobre os diversos tipos de carteiras existentes, como usar cada uma delas, além de oferecer aulas e tutoriais completos sobre o tema.
Esperamos que este artigo tenha ajudado a entender a Wallet of Satoshi e não deixe de nos enviar uma mensagem no Instagram contando sua experiência com essa carteira.
Até a próxima e opt out!
Compartilhe em suas redes sociais:
Fundadora da Area Bitcoin, um dos maiores projetos de educação de Bitcoin do mundo, publicitária, apaixonada por tecnologia e mão na massa full time. Já participou das principais conferências de Bitcoin como Adopting, Satsconf, Surfin Bitcoin e Bitcoin Conference.
Curtiu esse artigo? Considere nos pagar um cafezinho para continuarmos escrevendo novos conteúdos! ☕