Você já ouviu falar da plataforma P2P da Bisq? Como já sabemos, existem diversas formas de comprar Bitcoin hoje em dia, seja através de exchanges, com vendedores diretos (P2P) e até mesmo bancos digitais que oferecem opção de compra de Bitcoin.
Entretanto, é importante entender que essas opções atendem a diferentes demandas do mercado.
Assim, algumas pessoas sacrificam a privacidade em prol da facilidade de compra, utilizando plataformas que exigem informações pessoais. Outras preferem serviços com maior privacidade, que não exigem dados, mas podem ser um pouco mais difíceis e caros de utilizar.
Com isso, a plataforma que vamos explicar hoje no blog é a Bisq, um serviço de compra e venda P2P de Bitcoin. Ou seja, você negocia diretamente com outra pessoa, ao invés de utilizar uma exchange ou banco.
Vamos lá?!
O que é a Bisq?
A Bisq é uma exchange descentralizada e de código aberto que atua de maneira P2P, permitindo que você compre ou vende Bitcoin diretamente com outra pessoa. Assim, a plataforma atua apenas como intermediária na negociação.
Dito isso, a plataforma foi criada em 2014 por um desenvolvedor de software conhecido pelo pseudônimo “Manfred Karrer“.
No início, ela se chamava Bitsquare, até ser renomeada para Bisq. A ideia por trás da criação da Bisq era oferecer uma alternativa descentralizada às exchanges de moedas digitais, permitindo transações mais privadas e seguras entre os usuários, sem a necessidade de uma autoridade central ou intermediário.
Por ser uma plataforma de código aberto, qualquer pessoa pode verificar o código da plataforma, sugerir melhorias e até copiá-lo.
Assim, o projeto é mantido por uma comunidade de desenvolvedores e contribuidores voluntários, e continua sendo desenvolvido e aprimorado com base nos princípios de software livre e código aberto.
Nessa plataforma, é possível comprar e vender Bitcoin utilizando sua moeda local.
Além disso, na página inicial, você pode ver quais são os usuários que estão vendendo Bitcoin, quais os que estão comprando e qual o valor mínimo aceito por cada um.
Muito legal, né?!
É melhor comprar Bitcoin com ou sem KYC?
O KYC (Know Your Customer), que significa “conheça seu cliente”, é um conjunto de procedimentos adotados por empresas que oferecem produtos financeiros para atender à legislação e às políticas fiscais do país.
Sendo assim, aqui no Brasil, por exemplo, ao abrir uma conta em um banco digital ou em uma exchange, é comum que a empresa solicite informações pessoais, como:
- CPF,
- Endereço residencial,
- Comprovante de renda,
- Além de uma foto sua e do seu documento de identidade.
Portanto, essas medidas fazem parte de uma política de compliance, exigida pelo governo às empresas, com o objetivo de auxiliar na prevenção de fraude, lavagem de dinheiro, entre outros crimes financeiros.
No entanto, muitas vezes, os usuários podem se sentir invadidos pela quantidade de informações pessoais solicitadas, sem saber exatamente o que as empresas fazem com seus dados. Afinal, vazamentos de dados são muito comuns hoje em dia, e isso acontece porque as informações estão sendo compartilhadas na internet sem a devida cautela.
É por esse motivo que empresas como a Bisq optaram por criar serviços descentralizados, nos quais os usuários não precisam fornecer suas informações pessoais para utilizar a plataforma.
Essa é a grande vantagem da Bisq. Assim, em um mundo cada vez mais vigilante, principalmente no Bitcoin, essa é uma ótima opção para quem leva à sério a sua privacidade.
Quais as principais características da Bisq?
Como já vimos ao longo deste artigo, a Bisq é uma exchange descentralizada, uma plataforma de código aberto que atua de maneira P2P.
Dito isso, confira abaixo as principais características dessa exchange descentralizada:
1. Software
Diferentemente de exchanges e contas digitais, nas quais basta abrir o site e fazer login para começar a negociar bitcoin, na Bisq é necessário baixar um programa, um software, para o seu computador para acessar a plataforma.
Entretanto, não se preocupe, pois há versões disponíveis para Windows, Mac, Linux, entre outros.
2. Sem KYC
Como acabamos de comentar, a Bisq não exige verificação de identidade; basta baixar o software no seu computador e acessar.
Portanto, não é necessário realizar um registro ou obter a aprovação de uma autoridade central.
3. Descentralização
Você negocia diretamente em uma rede P2P global de usuários que executam a Bisq em suas próprias máquinas. Isso significa que os usuários interagem uns com os outros sem intermediários.
4. Sem custódia
A Bisq nunca custodia (retém) seus fundos. Por ser uma plataforma P2P, o dinheiro é enviado diretamente para a sua própria carteira.
5. Segurança
As transações na Bisq contam com várias camadas de segurança, incluindo depósitos de segurança (para ambas as partes da transação), arbitragem em caso de disputas e um sistema de reputação para os usuários.
6. Arbitragem
A Bisq possui um mecanismo de arbitragem descentralizado para lidar com disputas entre os participantes.
Assim, se surgir uma disputa, um árbitro, que é um terceiro confiável, analisará as provas fornecidas por ambas as partes e tomará uma decisão justa. Isso garante que os litígios possam ser resolvidos de forma justa e imparcial, sem depender de uma autoridade centralizada.
7. Privacidade
Seus dados são armazenados localmente no disco e nunca são enviados para um servidor central. Portanto, cada nó da Bisq é um serviço que utiliza o navegador Tor por padrão para garantir a privacidade.
8. Código aberto
O código é aberto, e a estratégia do projeto é discutida abertamente no Keybase e no GitHub.
9. Global
A Bisq está disponível mundialmente e aceita diversas moedas fiduciárias, como real, dólar, euro e outras.
Agora que você já conheceu as características dessa plataforma descentralizada, vamos ver na prática como ela funciona.
Como usar a Bisq?
Usar a Bisq é super simples. No entanto, há alguns passos que precisam ser realizados antes de começar a negociar na plataforma.
Assim, antes de iniciar as negociações na Bisq, é necessário ter um pouco de Bitcoin para fins de depósito de segurança e taxas. O próprio site recomenda ter pelo menos 0,001 BTC em sua conta.
Por motivos de segurança, para iniciar uma negociação, tanto o comprador quanto o vendedor devem depositar BTC em uma carteira multisig 2 de 2.
Quando a negociação for concluída, o depósito de segurança será devolvido tanto ao comprador quanto ao vendedor. Além disso, é importante mencionar que o valor mínimo do depósito de segurança é de 15% do valor da negociação e o máximo é de 50% do valor da negociação (sendo o mínimo estabelecido em 0,001 BTC).
Nesta página, a própria plataforma indica como garantir esse 0,001 BTC de forma segura.
Feito isso, é hora de baixar o aplicativo em seu computador.
Ao entrar no site da Bisq pelo seu computador, ele identifica automaticamente qual é sua máquina (macOs, Windows, etc) e exibe a opção para baixar o programa.
Após instalar o programa em seu computador, ao abri-lo, você receberá suas chaves privadas e deve anotá-las e guardá-las em local seguro.
Depois, o próximo passo é criar uma conta de pagamento.
Como criar sua conta de pagamento e enviar BTC na Bisq
A Bisq possui um tutorial completo sobre como criar sua conta de pagamento na plataforma:
Agora que sua conta de pagamento está criada, você deve enviar os bitcoins de garantia para sua carteira na Bisq.
Para isso, basta acessar “Funds” > “Receive Funds”:
Está vendo o endereço de sua wallet, abaixo do texto “Fund your wallet”? Então, agora é só copiar esse enderenço e enviar seus BTC direto para a sua carteira da Bisq.
Depois disso, é só começar a negociar de maneira privada na Bisq, escolhendo o negociante ideal a partir da página inicial de negociação.
As taxas de negociação da Bisq são muito caras?
Por ser uma plataforma descentralizada e sem KYC, as taxas podem ser um pouco mais altas do que outras plataformas do mercado.
Portanto, a taxa combinada de negociação de BTC é de 1,3% (sendo 0,15% pelo executor e 1,15% pelo tomador).
Vale a pena comprar Bitcoin na Bisq?
Sim, para pessoas que desejam usar uma plataforma descentralizada e ter maior privacidade na compra, a Bisq pode ser uma ótima opção.
Entretanto, a decisão de comprar Bitcoin na Bisq depende das preferências individuais. Enquanto a plataforma oferece maior descentralização e privacidade, também possui taxas mais altas e exige depósitos de segurança, não sendo tão acessível para usuários iniciantes.
Portanto, vai depender da sua preferência. Alguns bitcoiners não se importam em pagar uma taxa maior por total privacidade de compra, enquanto outros não se preocupam tanto.
Vantagens e desvantagens da plataforma p2p da Bisq
Mas então, será que para você, vale realmente a pena comprar Bitcoin na Bisq?
Ainda não sabe? Não se preocupe! Para te ajudar nessa decisão, abaixo está uma tabela com todas as vantagens e desvantagens dessa exchange descentralizada:
Vantagens | Desvantagens |
---|---|
✅ Descentralizado | ❌ Liquidez Limitada |
✅ Privacidade | ❌ Curva de Aprendizagem |
✅ Segurança | ❌ A resolução de disputas pode levar algum tempo |
✅ Variedade de opções de pagamento | ❌ Você já deve ter Bitcoin para comprar Bitcoin |
✅ Sem KYC/AML | ❌ Depósito de segurança em BTC |
✅ Taxas mais baixas do que outras formas P2P | ❌ Preço médio do BTC superior aos preços das exchanges |
Conclusão
Como vimos, é possível comprar BTC de diversas maneiras, e uma das formas mais privadas que possuimos atualmente é através da Bisq. No entanto, esse serviço pode não ser tão acessível para usuários iniciantes que buscam uma forma mais simples e rápida de adquirir BTC.
O fato de precisar de Bitcoin previamente para poder usar a plataforma e ter que entender minimamente sobre multisigs acaba limitando o uso da Bisq a usuários um pouco mais experientes no mercado.
Além disso, por ser P2P e descentralizado, o cuidado com as chaves e a auto custódia é totalmente responsabilidade dos usuários.
Portanto, é importante entender que cada meio de compra e venda terá seus trade-offs, ou seja, pontos negativos ou de atenção.
Se você valoriza privacidade, segurança, e não se importa em realizar alguns passos extras para fazer suas compras de BTC, então a Bisq pode ser uma ótima plataforma para você.
Espero que tenha gostado desse artigo, até a próxima e não deixe de compartilhar esse artigo com algum amigo, isso nos ajuda muito!
Mais perguntas frequentes sobre a plataforma
Como a Bisq é diferente de outras exchanges?
Como vimos ao longo deste artigo, a Bisq é uma rede de negociação P2P, não um site ou app centralizado. Portanto, é um programa que você executa em seu próprio PC, que se conecta a outras pessoas executando o software Bisq para facilitar as negociações.
A Bisq é segura e confiável?
No geral, a Bisq é uma plataforma segura pois todo Bitcoin é negociado em um endereço de assinatura múltipla 2-de-2. Assim, ambas as partes são obrigadas a pagar depósitos de segurança, que são reembolsados após a conclusão das negociações.
Quanto BTC posso comprar e vender?
Depende! Isso ocorre pois os limites de negociação variam com base no método de pagamento.
Confira aqui todos os métodos de pagamentos disponíveis.
Quanto tempo demora uma transação?
Na Bisq, a transação de depósito precisa ser confirmada uma vez antes que o comprador possa enviar o pagamento.
Assim, as transações de Bitcoin levam cerca de 10 minutos para serem confirmadas, então, com uma combinação de negociantes rápidos e um método de pagamento ágil, uma negociação pode ser concluída em questão de minutos.
Compartilhe em suas redes sociais:
Fundadora da Area Bitcoin, um dos maiores projetos de educação de Bitcoin do mundo, publicitária, apaixonada por tecnologia e mão na massa full time. Já participou das principais conferências de Bitcoin como Adopting, Satsconf, Surfin Bitcoin e Bitcoin Conference.
Curtiu esse artigo? Considere nos pagar um cafezinho para continuarmos escrevendo novos conteúdos! ☕