Desde sua criação em 2009, o Bitcoin tem se tornado uma das mais notáveis inovações tecnológicas e financeiras do século XXI. A moeda descentralizada tem revolucionado a maneira como as transações financeiras são realizadas e tem ganhado cada vez mais popularidade ao redor do mundo. Entre os muitos marcos importantes da história do Bitcoin, um evento em particular ganhou destaque e ficou conhecido como “Bitcoin Pizza Day”.
Assim, dia 22 de maio é um dos dias mais aguardados do ano entre nós bitcoiners: o dia de comemorar o Bitcoin Pizza Day!
Não só porque todos nós fazemos esse sacrifício de comer pizza, mas porque celebramos uma transação histórica feita na rede bitcoin.
O que é o Bitcoin Pizza Day?
Era 22 de maio de 2010 quando Laszlo Hanyecz, um programador que acompanhava o bitcoin lá nos primórdios, fez uma postagem num fórum chamado Bitcointalk.
Sua proposta era clara: ele queria trocar bitcoin por pizza.
A mensagem dizia:
“Pagarei 10.000 bitcoins por algumas pizzas…como talvez 2 grandes, então tenho algumas sobras para o dia seguinte. Eu gosto de ter pizza para beliscar mais tarde.
Você mesmo pode fazer a pizza e trazê-la para minha casa ou encomendá-la para mim em um local de entrega, mas o que pretendo é que a pizza seja entregue em troca de bitcoins onde eu não tenha que pedir ou preparar eu mesmo, como pedir um ‘prato de café da manhã’ em um hotel ou algo assim, eles apenas trazem algo para você comer e você fica feliz!
Eu gosto de coisas como cebola, pimentão, linguiça, cogumelos, tomate, calabresa, etc. Também gosto de pizzas de queijo comuns, que podem ser mais baratas de preparar ou adquirir. Se tiver interesse me avise e podemos fechar negócio.”
O desafio de Hanyecz estava lançado e logo em seguida um outro usuário do Bitcointalk, chamado Jeremy Sturdivant, concordou em participar da transação.
E assim foi feito. Hanyecz enviou 10.000 BTC para o Jeremy, ele comprou duas pizzas por 25 dólares na rede americana Papa John’s e mandou entregar no endereço do Hanyecz.
Essa é a foto das pizzas originais pagas com bitcoin:
As moedas que Hanyecz usou para a compra foram obtidas por mineração em seu próprio laptop, uma prática viável naquela época em que computadores de uso pessoal eram suficientemente potentes para minerar Bitcoin.
Quanto essas pizzas valem hoje?
Na época o valor de 10.000 BTC era em torno de 41 dólares, ou aproximadamente 0,0041 USD por bitcoin. Hoje em dia, aqueles 10.000 bitcoin valeriam a pechincha de 3.3 bilhão de reais.
Será que Lazslo se arrepende de ter gasto 10 mil btc em pizza?
Ao contrário do que muitos acham, Laszlo não se arrependeu de ter gasto seus preciosos bitcoin, muito pelo contrário, ele acha que isso contribuiu para a rede de alguma forma e, se não fosse ele, outro iria fazer.
Inclusive, Laszlo continuou usando bitcoin, tanto que em 2018 ele decidiu reencenar a aquisição histórica através da rede Lightning, comprando duas pizzas novamente, mas desta vez por apenas 0,00649 BTC.
Data histórica
Devido a esta transação icônica, o dia 22 de maio é agora conhecido como o Bitcoin Pizza Day.
É uma data histórica no calendário do bitcoin, celebrando a primeira vez que o bitcoin foi utilizado como moeda para comprar um produto no mundo real.
Nessa data, bitcoiners do mundo inteiro comem pizza, preferencialmente pagando em bitcoin, para reproduzir a história de Laszlo e celebrar o uso do bitcoin como moeda.
Por aqui a gente ama pizza e todos os anos cumprimos com o ritual do Pizza Day!
Como participar do Bitcoin Pizza Day?
Participar do Bitcoin Pizza Day é uma forma de celebrar o marco histórico da primeira transação documentada envolvendo Bitcoin na compra de pizzas.
Aqui vão algumas opções para você celebrar essa data pagando sua pizza em bitcoin!
1. Encontrando alguma pizzaria que aceite bitcoin
O BTC Map pode te ajudar a encontrar estabelecimentos que aceitem bitcoin como pagamento.
2. Pedindo uma tele entrega de pizza e pagando com gift cards
Caso não tenha nenhuma pizzaria na sua cidade que aceite bitcoin como pagamento de forma direta, você pode recorrer aos serviços de gift cards.
Aqui no Brasil o aplicativo da Bitrefill é uma opção, eles aceitam bitcoin on chain e lightning, e você pode usá-lo no iFood para pedir sua pizza.
3. Encontrando eventos na sua cidade organizados por bitcoiners
Muitos bitcoiners acabam promovendo eventos em suas cidades para reunir bitcoiners em pizzarias locais e comemorar a data.
Vode pode verificar em nosso instagram as cidades que terão Pizza Day presencial.
Espero que vocês tenham um ótimo e delicioso Pizza Day!
Compartilhe em suas redes sociais:
Fundadora da Area Bitcoin, um dos maiores projetos de educação de Bitcoin do mundo, publicitária, apaixonada por tecnologia e mão na massa full time. Já participou das principais conferências de Bitcoin como Adopting, Satsconf, Surfin Bitcoin e Bitcoin Conference.
Curtiu esse artigo? Considere nos pagar um cafezinho para continuarmos escrevendo novos conteúdos! ☕