Hoje, mais do que nunca, se tornou muito fácil vender Bitcoin. Diferente de anos atrás, agora existem diversas plataformas de compra e venda, corretoras, bancos e uma série de serviços que aceitam Bitcoin como forma de pagamento.

No entanto, apesar de vender Bitcoin ser tão fácil quanto comprar, as implicações dessa decisão podem não ser as melhores. É necessário considerar diversos fatores, como o pagamento de impostos, a declaração no imposto de renda, a privacidade e até mesmo o arrependimento — um sentimento bastante comum!

Há diversos motivos pelos quais uma pessoa pode decidir vender Bitcoin, especialmente se é alguém que investiu muito cedo e agora deseja realizar algum lucro. Por isso, neste artigo, vamos falar sobre como vender Bitcoin e quais são as implicações dessa decisão.

Vamos lá?!

Por que vender bitcoin?

Pode parecer muito contraditório buscar motivos para vender bitcoin, já que sempre incentivamos o acúmulo de satoshis. Afinal, se olharmos o cenário financeiro global, a decisão mais correta e óbvia do momento seria comprar Bitcoin.

Isso porque os conflitos geopolíticos e as crescentes ondas de inflação reforçam o Bitcoin como a única e verdadeira reserva de valor. Grandes empresas, gestoras de ativos, empresários e até mesmo países estão se posicionando cada vez mais fortemente no Bitcoin, reconhecendo-o como o único ativo capaz de proteger contra a inflação.

Mas então, quais seriam os motivos que levariam uma pessoa a vender Bitcoin? 

  1. Realização de lucro: quando o preço do Bitcoin sobe, algumas pessoas decidem vender para “realizar” o lucro acumulado. É uma estratégia comum entre traders ou investidores que o compraram a um preço abaixo do atual.
  2. Necessidade de liquidez: em situações de emergência ou necessidade financeira, a venda de Bitcoin pode ser uma forma de levantar dinheiro rapidamente. A liquidez da moeda facilita isso, já que pode ser convertida em moeda fiduciária em questão de minutos.
  3. Mudança de estratégia de investimento: alguém pode decidir diversificar seu portfólio, trocando bitcoin por imóveis, shitcoins, ações ou ativos tradicionais.
  4. Influências externas: notícias negativas, regulações governamentais ou restrições em alguns países podem levar pessoas a venderem seus bitcoins por medo, ou pressão.
  5. Sentimento de mercado: o humor do mercado (euforia ou pessimismo) influencia muitas decisões. Assim, a venda pode ser motivada pela percepção de que “é o momento certo” de vender.

Esses são alguns exemplos. Apesar de acreditarmos que vender Bitcoin não faz sentido, considerando todas as características que já explicamos em centenas de vídeos no nosso canal no YouTube, ainda assim você pode precisar vender Bitcoin por algum motivo.

Então, se algum desses motivos se aplica ao seu caso, vamos entender como você pode fazer isso. Apesar disso, reforçamos mais uma vez que não recomendamos a venda de Bitcoin.

Principais formas de vender Bitcoin

Dentre as diversas formas disponíveis atualmente para vender Bitcoin, a mais comum é por meio das corretoras, as famosas “exchanges”. Muitos desses serviços são especializados em compra e venda de Bitcoin.

Portanto, você pode utilizar plataformas como Binance, Coinbase, Bitso, Bipa, River entre outras que considerar mais adequadas. Lembre-se de que cada uma delas aplica uma taxa associada à negociação de Bitcoin, que pode ser cobrada na venda da moeda.

Além disso, uma outra maneira é vender por plataformas P2P, como a Bisq ou Robosats, onde as transações são mais seguras e privadas, ou você pode também vender diretamente para algum conhecido de confiança.

Ah, quase ia me esquecendo! Há também os caixas eletrônicos de Bitcoin (ATMs), que estão presentes em algumas cidades e permitem a venda de Bitcoin em troca de dinheiro físico. No entanto, as taxas desses serviços costumam ser bastante altas em comparação com as demais opções.

Leia também: Qual a hora certa de vender Bitcoin?

Vendendo Bitcoin na prática pela Nubank

Para vender Bitcoin pela Nubank, é só você entrar no app e clicar no ícone $ no inferior da tela. Feito isso, é só clicar em ‘Total em Criptos’ e você verá uma tela como a abaixo.

Saldo total em criptomoedas na Nubank

Agora, clique em vender, e selecione a moeda que você deseja vender, no caso BTC, e o valor que você gostaria de vender de Bitcoin pela Nubank.

Agora é só verificar se está tudo certo e confirmar a venda. Logo após, você vera uma mensagem de confirmação.

Implicações sobre vender Bitcoin

Como já mencionamos, existem várias implicações relacionadas à venda de Bitcoin. A primeira e principal delas envolve impostos e burocracias, especialmente no Brasil.

As vendas de Bitcoin são tributadas em muitos países, e aqui no Brasil não é diferente. Assim, além de calcular o lucro obtido, é fundamental guardar registros detalhados de todas as transações. Isso pode ser complicado, principalmente para quem negocia com frequência ou utiliza diferentes plataformas.

Portanto, dependendo da quantia vendida e da forma escolhida para a transação, será necessário pagar impostos sobre a venda.

Além disso, se a compra foi feita de forma privada, toda a privacidade pode ser comprometida ao vender por meio de uma exchange, por exemplo.

Mas o maior problema, sem dúvidas, é o arrependimento! Esse sentimento pode pesar ao vender Bitcoin e, posteriormente, ver que seu preço continuou subindo com o passar do tempo.

Atualmente, o Bitcoin é a melhor reserva de valor que existe, e dados mostram que todas as pessoas que mantiveram Bitcoin por pelo menos cinco anos obtiveram lucro.

Portanto, o foco do Bitcoin deve ser o longo prazo, e não apenas ganhar dinheiro com sua valorização momentânea. Antigamente, quando não havia tanto conhecimento compartilhado sobre Bitcoin, era comum que quem comprasse nos primeiros anos acabasse vendendo, acreditando que o Bitcoin já tinha alcançado seu topo.

Hoje, com mais informações disponíveis e um número crescente de pessoas interessadas na moeda, muitos que venderam no passado se arrependem de não ter mantido mais Bitcoin do que gostariam.

Reflexões antes de pensar em vender Bitcoin

Muitas vezes, as pessoas desejam vender Bitcoin não por uma necessidade imediata, mas por falta de entendimento sobre os fundamentos ou devido a pressões do mercado.

Assim, quando o Bitcoin está em alta, todos querem comprar, acreditando que o preço continuará subindo — o que, de fato, pode acontecer. No entanto, geralmente, após uma grande valorização, ocorre uma correção, e os mais desesperados acabam vendendo, achando que o “Bitcoin morreu”.

Por isso, antes de tomar uma decisão impulsiva baseada na emoção, considere refletir sobre alguns pontos antes de vender seus Bitcoins:

1. Bitcoin é reserva de valor

Bitcoin tem se consolidado como um ativo de longo prazo devido à sua escassez programada e resistência à censura.

Historicamente, aqueles que mantiveram seus Bitcoin por períodos mais longos obtiveram maiores retornos. Exemplo: Alguém que comprou Bitcoin em 2015 por cerca de $250 e o manteve até 2023 viu seu investimento superar $30.000 por unidade, um aumento de mais de 12.000%.

2. Volatilidade do mercado 

O mercado de Bitcoin é altamente volátil. Com isso, muitas pessoas vendem em momentos de baixa, movidos pelo medo, e acabam se arrependendo quando o preço se recupera.

Se você acredita no potencial do Bitcoin a longo prazo, a melhor coisa que pode fazer é guardar e esperar por um longo prazo e evitar o ruído do mercado.

3. Custo de oportunidade 

Ao vender Bitcoin, você pode perder oportunidades futuras, como novos ciclos de alta.

Além disso, o acesso ao mercado de Bitcoin pode se tornar mais difícil no futuro, caso ocorram regulações mais restritivas ou aumentos nas taxas de aquisição. Sem mencionar o aumento do preço do Bitcoin, que tornará cada vez mais desafiador para quem deseja acumular uma unidade inteira da moeda.

Considerações finais

Portanto, como vimos, vender Bitcoin é tão fácil quanto comprar. Você só precisa encontrar a forma que seja mais conveniente para você, seja por meio de uma corretora, plataforma, banco digital ou P2P.

Além disso, é fundamental prestar atenção às questões fiscais, dependendo da região onde você mora.

Entretanto, como dissemos anteriormente, a parte mais complicada de vender Bitcoin é lidar com o fato de estar se desfazendo de um dinheiro sólido, que é a maior e melhor reserva de valor da atualidade.

Lembre-se, nunca existiu algo tão escasso quanto o Bitcoin, e será cada vez mais difícil comprá-lo no futuro. Portanto, reflita cuidadosamente antes de tomar essa decisão.

Espero que você tenha gostado desse artigo. 

Até o próximo, e OPT OUT!

Compartilhe em suas redes sociais:

Escrito por
Imagem do Autor
Kaká Furlan

Fundadora da Area Bitcoin, um dos maiores projetos de educação de Bitcoin do mundo, publicitária, apaixonada por tecnologia e mão na massa full time. Já participou das principais conferências de Bitcoin como Adopting, Satsconf, Surfin Bitcoin e Bitcoin Conference.

Ícone do X

Curtiu esse artigo? Considere nos pagar um cafezinho para continuarmos escrevendo novos conteúdos! ☕