Essa semana aconteceu um fato intrigante. Um desenvolvedor das antigas do bitcoin core sofreu um ataque hacker e perdeu 200 bitcoin. Parece mentira, talvez até seja, mas ele jura de pé junto que é verdade. Sendo assim, achei pertinente conversar com você sobre como guardar bitcoin do jeito certo.
Desenvolvedor do bitcoin core é hackeado e perde 200 BTC
Definitivamente o jeito que Luke Dash Jr guardou seus 200 bitcoin não foi do jeito certo. No dia 1 de janeiro ele postou no seu twitter que suas chaves privadas estavam comprometidas e que muitos dos bitcoins que ele tinha haviam sumido sem nenhuma explicação.
Ao que tudo indica ele guardava essa montanha de bitcoin em uma…hot wallet. Sim. É inacreditável. A pergunta que fica é: como um desenvolvedor do bitcoin faz uma cag@da dessas? Com o perdão da palavra, mas não tenho outra para usar nesse caso. Quem estuda bitcoin está careca de saber que não se faz hodl em carteiras quentes.
Essa história ainda está muito mal contada. Mas a princípio foi assim que mais de R$17 milhões de reais foram drenados do dia pra noite sem uma explicação plausível. Mas essa não é a primeira vez que alguém perde fortunas em bitcoin, por isso que, se você não quer perder dinheiro, você precisa saber guardar bitcoin do jeito certo.
Do dinheiro físico ao digital, é possível perder igual (até rimou)
Lembra da época que a gente andava só com dinheiro físico? Quando nem cartão de crédito, nem pix, nem nem aplicativo de banco, nada disso existia? Parece que faz muito tempo. Era – e ainda é – comum as pessoas perderem algumas notas ou moedas por aí. Perder dinheiro só é bom quando a gente acha de volta, como acontece quando se acha dinheiro no chão e também o clássico de encontrar dinheiro no casaco guardado desde o inverno anterior. Mas na maioria das vezes, a perda é permanente e super frustrante! Rola aquele arrependimento por não ter cuidado direito do próprio dinheiro.
Perder bitcoin é mais comum do que se imagina
Quando se perde bitcoin é tipo essa sensação só que muito pior. Bitcoin é um novo tipo de dinheiro e não é porque ele não é físico que esse tipo de coisa não acontece. Perder Bitcoin é muito mais comum do que a maioria imagina e existem várias histórias recentes.
Um dos casos que ficou famoso é de um co-fundador de uma casa de análises aqui do Brasil. Olha que até quem tem experiência em mercado financeiro acaba tendo dificuldades quando o assunto é guardar bitcoin. São mercados e modelos totalmente diferentes e é aí que muito faria limer se embanana. Ele tinha 0,29 btc na wallet o que tá valendo mais ou menos 30 mil reais. Na época, o valor era de 100 mil reais. Ele perdeu as seed da carteira, as palavras que dão acesso a movimentar os bitcoin guardados, e não conseguia mais acessar o saldo em bitcoin. Felizmente, um tempo depois ele conseguiu reecontrar a seed e recuperou o acesso.
Mas nem todas as histórias terminam em final feliz. A mais clássica, e que segue sem uma resolução até hoje, é a de um cara chamado James Howells, do Reino Unido. Ele tinha uma carteira com 7.500 bitcoins, mais ou menos 778 milhões de reais. Quase um bilionário! Ele tinha minerado bitcoin em 2010 e deixou guardado em um HD numa gaveta.
Mas o que aconteceu?
Ele perdeu esses BTC, porque no meio de uma mudança de casa ele confundiu os HDs de dois notebooks e jogou justamente o HD do notebook onde estavam os bitcoin, pasmem… NO LIXO! Ele guardou tudo no pc. Não guardou uma seed anotada em papel pra recuperar o saldo.
Isso foi em 2013. De lá pra cá ele vem tentando recuperar os fundos, até mesmo tentou conversar com a justiça de Newport, a cidade dele no País de Gales, e ofereceu 25% de todo o valor que estivesse dentro da Wallet se dessem permissão pra procurar no aterro sanitário da cidade e ele encontrasse o dispositivo. Ofereceu ainda, mais 50 milhões de Libras para ajudar pessoas que estivessem sofrendo durante a pandemia da COVID.
Tentou de tudo pra convencer o governo local, mas não teve jeito. A cidade proibiu que James procurasse a wallet, porque as licenças do aterro não permitem nenhum tipo de escavação. Também falaram que teriam problemas ambientais. Escavar aterros sanitários envolve risco de explosão, lixões são conhecidos por produzir metano, gás inflamável e escavar poderia não só acabar com o HD perdido mas também explodir todo o lixão. Aí sim que ele não conseguiria recuperar mais nada.
Procurar pela carteira poderia custar milhões de dólares para o James e ele não teria nenhuma garantia de encontrar o notebook. Depois que a cidade negou seu pedido, ele aumentou ainda mais a oferta. Isso porque um pessoal de fundos de investimento ficou de olho na história e foram atrás dele, falando que financiariam a caça ao tesouro digital para receber uma parte da recompensa. O James se empolgou, montou toda uma equipe de engenheiros e ambientalistas, mas…Mesmo assim, a cidade negou!
Moral da história: ter bitcoin requer auto responsabilidade. Você precisa anotar e, principalmente, cuidar bem das sua seed. Bitcoin nos dá o benefício de ser soberano mas também exige responsabilidade e autogestão para não acabar sendo vítima da própria negligência.
Como guardar bitcoin do jeito certo?
Para guardar bitcoin existem as carteiras frias e as carteiras quentes. As quentes são aquelas que ficam conectadas à internet, como é o caso das carteiras de celular e de pc. Já as frias ficam offline e por isso são mais seguras. As carteiras hardware hoje são a opção mais indicada para você guardar seus bitcoin.
A maioria das carteiras de bitcoin, seja aplicativos, softwares ou dispositivos físicos, geram palavras de recuperação da carteira quando você configura pela primeira vez. Essas palavras são conhecidas como seed, ou palavras semente. Elas devem ser anotadas com atenção, na ordem em que aparecem e precisam ser guardadas em um local seguro. Num lugar que você tenha certeza que não vai perder, esquecer ou destruir suas palavras por acidente.
Quer saber como evitar essa situação dramática e guardar o seu bitcoin do jeito certo? Confira nesse vídeo:
Continue aqui…
Quer aprender a como fazer a custódia do seu bitcoin na prática e de forma fácil de entender? Você pode ser nosso aluno no Carteira Bitcoin, curso onde ensinamos do zero a soberania como guardar bitcoin com segurança e responsabilidade.
São mais de 30 aulas onde você vai:
• Conhecer as principais wallets do mercado
• Aprender a recuperar uma carteira (na prática)
• Entender o que é seed, chaves e endereços
• Aprender as melhores formas de guardar suas senhas
• Conquistar a sua soberania
Até a próxima e opt out!
Compartilhe em suas redes sociais:
Fundadora da Area Bitcoin, um dos maiores projetos de educação de Bitcoin do mundo, publicitária, apaixonada por tecnologia e mão na massa full time. Já participou das principais conferências de Bitcoin como Adopting, Satsconf, Surfin Bitcoin e Bitcoin Conference.
Curtiu esse artigo? Considere nos pagar um cafezinho para continuarmos escrevendo novos conteúdos! ☕