Bitcoin tem se valorizado muito nos últimos anos e isso assusta muita gente na hora de decidir se compra ou não.
E se você perguntar para qualquer pessoa que esteja acompanhando bitcoin a resposta vai ser sempre a mesma, pode cair no curto prazo mas tende a subir no médio e longo prazo. O que é bastante óbvio.
Geralmente são dois pensamentos que surgem na mente dos indecisos:
- Acho que não vale mais a pena, tá muito caro…
- Queria ter comprado antes, porque agora não vai mais valorizar tanto…
A ilusão do viés de unidade
No fim das contas, todo mundo sente que chegou tarde no bitcoin e que perdeu o bonde. Por isso que muita gente compra altcoins achando que, por serem mais baratas, elas tem mais chance de valorizar que o próprio bitcoin. Mas, isso não é verdade!
É uma ilusão causada pelo viés de unidade. Onde ter milhares de outras altcoins com preços por unidade menor faz a pessoa pensar que ter muitas unidades vai deixar ela rica mais rápido se aquela altcoin subir.
Porém, essa percepção, o viés de unidade, é uma ilusão.
Portanto, ter muitas unidades de uma altcoin não quer dizer que ela tenha potencial de valorização. Você pode pulverizar em várias criptomoedas mas nada garante que essa pulverização terá performace melhor do que se você tivesse comprado somente bitcoin.
Até por que você pode ter sim muitas unidades de bitcoin, os satoshis, a menor unidade de medida do BTC. Quando você pensa em satoshis, que custa décimos de centavo, você entende que ainda é cedo para o bitcoin. Hoje com um real você pode comprar 844 satoshis, são muitas unidades e, se bitcoin se valorizar, todos esses satoshis também tendem a se valorizar caso a paridade de um satoshi passe a equivaler a um real ou um dólar.
Por isso que muita gente prefere comprar 1000 unidades de uma shitcoin por 100 reais do que comprar 100 reais em btc que viram 0,0008 btc. Se você pensa em satoshi, você percebe que os 0,0008 btc correspondem a 80 mil satoshis.
Essa é uma forma de usar a psicologia por trás do viés de unidade a favor do ativo que mais tem mantido e se valorizado ao longo do tempo.
Afinal, qual criptomoeda se valorizou 6 bilhões por cento desde a sua criação?
Só o bitcoin.
As altcoins podem se valorizar muito no curto prazo, mas no longo prazo nada garante que elas vão manter seu valor quando precificadas em bitcoin.
Ou seja, não é porque é mais barato que tem mais chances de valorizar e muito menos de manter valor. Tem muito altcoin que pumpa e no próximo bear market some do mapa do mercado das criptomoedas.
Quem compra uma shitcoin, por exemplo, quer muito que ela pumpe para rapidamente converter ela em moeda fiat, como reais ou dólares.
É por definição uma especulação de preço, onde o foco é converter rapidamente para fiat quando e se houver valorização.
As pessoas não tem o objetivo de segurar uma shitcoin pro longo prazo, e tudo bem, desde que você entenda esse mecanismo de forma consciente e aceite o risco de ficar embuchado com aquela shitcoin caso ela caia.
Leia também: Como o Bitcoin se diferencia das Criptomoedas?
Bitcoin ainda vai se valorizar?
Já no bitcoin a mentalidade é diferente. Bitcoin é uma reserva de valor alternativa aos ativos tradicionais e os hodlers tem o objetivo de guardar bitcoin para o longo prazo. São pessoas com cada vez menos incentivos econômicos para converter seus bitcoin pra moeda fiat. É por isso que com o tempo bitcoin tende a se valorizar muito mais que outras moedas digitais, basta voce usar o viés de unidade pensando em acumular sats.
Além disso, o que parece caro hoje pode ser a pechincha de amanhã!
Olha esse tweet de um cara que em 2011 tava lamentando que comprou bitcoin a 6 centavos de dólar e vendeu a 30! Ele lamentou que poderia ter esperado porque naquele momento bitcoin tinha ido aos patamares de preço de 8 dólares.
8 dó-la-res! Hoje pensar em bitcoin a 8 dólares chega a ser surreal, quase de graça.
A verdade é que a cada novo ciclo a gente tem uma nova descoberta de preço do bitcoin pelo mercado e quem teve mãos de diamante acumula valorização maior através da sobreposição de ciclos de valorização.
Por isso, embora bitcoin a USD 20.000 possa parecer caro hoje, o mesmo preço pode parecer absurdamente barato daqui a alguns anos, conforme a adoção do bitcoin continuar crescendo em todo o mundo.
Para você ter ideia, olha aqui nessa imagem em que momento que o Greg vendeu os 1.700BTC que ele tinha em 2013:
Hoje essa subida aí quase nem aparece no gráfico em escala linear:
Bitcoin é um ativo de longo prazo e não de curto prazo
Bitcoin é uma nova reserva de valor em adoção e por isso não adianta querer esperar valorização parabólica semana que vem.
É um processo que pode durar décadas, é um teste de convicção nos fundamentos do btc. Quem consegue segurar por mais tempo é quem mais se beneficia.
Se você começar a pensar em anos em vez de semanas ou meses, isso muda a maneira como você vê o preço do bitcoin.
As grandes quedas são, na verdade, grandes oportunidades de voltar no tempo e conseguir acumular mais satoshis a um preço menor.
Quem não gostaria de voltar no tempo até 2009 ou 2011 para comprar bitcoin a menos de 100 reais, não é mesmo? Mas, a gente pode olhar pro agora e nas grandes quedas que vão vir e pegar ele num preço de alguns anos atrás, talvez.
Por exemplo, em 2020 bitcoin teve uma queda de 50% que levou ele próximo dos 4.000 dólares, ou seja, 20 mil reais! Quem comprou nessa queda com foco no longo prazo já está com uma boa valorização. Se o seu plano é acumular bitcoin por 5 anos, 10 anos ou 20 anos, não vai fazer grandes diferenças se você comprou bitcoin por $ 40.000, $ 45.000 ou $ 50.000, de forma constante. Porque daqui 5, 10, 20 anos se espera que o bitcoin esteja valendo muito mais que isso e o que importa é a quantidade de bitcoin que você conseguiu acumular.
É o que a gente tem visto a cada ciclo do bitcoin em que o choque de oferta causado pelo halving joga os preços para uma escala maior de preços.
Bitcoin começou oscilando na faixa dos 10 dólares, depois foi para a faixa dos 1.000 dólares, ultrapassou os 10.000 dólares e parece que estamos indo em direção ao momento em que o bitcoin vai pra casa dos 100 mil dólares.
Quem acumulou mais bitcoin nesses períodos de preço mais baixo – e o bear market tende a ser maior que o bull market nos ciclos do btc – e guardou pro longo prazo viu seu poder de compra e patrimônio multiplicar mais que qualquer outro ativo do mercado.
Por isso é muito mais uma questão se você está pronto para comprar bitcoin e segurar por pelo menos 5 anos. É esse o tempo que a maioria dos hodlers precisa segurar para pegar uma próxima subida de ciclo. Se você vai comprar com esse horizonte de tempo em mente, então vale a pena. Agora, se você quer comprar hoje na expectativa de ter valorização amanhã – e vai ficar entediado vendo o bitcoin andar de lado e vender tudo depois de tres meses porque caiu – então melhor nem comprar.
Até porque em 2024 acontece o próximo halving, a próxima redução pela metade da oferta de novos bitcoin. Isso causa um choque de oferta que empurra o preço do bitcoin pra cima e arrasta todo o mercado junto. Por isso, acumular durante a baixa pode valer a pena focando os próximos ciclos de alta.
Ainda é cedo
Bitcoin ainda está no início do seu processo de adoção como dinheiro.
Menos de 4% das pessoas no mundo tem bitcoin, a recém as instituições estão começando a inseri-lo nos seus caixas e estão sendo lançados os primeiros ETF’s.
Nesse ambiente inflacionário global, provavelmente mais pessoas irão inserir bitcoin na sua estratégia de aportes para se proteger da desvalorização das moedas fiat e vão preferir ter um ativo não correlacionado às políticas econômicas inflacionárias.
A principal conclusão é que não se pode voltar no tempo para comprar mais cedo, mas você pode começar a fazer o seu DCA agora com visão de longo prazo mirando nos próximos ciclos.
Ao comprar bitcoin você está concordando que a adoção tende a aumentar no futuro e a gente já está vendo isso com a chuva de empresas, pessoas e até países começando a comprar e a usar bitcoin.
Nesse vídeo a gente te explica a estratégia DCA e qual a hora certa de comprar bitcoin:
Conclusão
Consistência e mãos fortes são mais importantes que ficar caçando qual vai ser a próxima criptomoeda a pumpar. Porque é o mesmo que apostar na loteria. Tem várias histórias de pessoas que ganharam e ficaram pobres depois porque não souberam manter aquela bolada que receberam. Com criptomoedas é a mesma coisa, você pode pegar uma alta valorização muito rápido, mas aprender como manter poder de compra no longo prazo é o que vai fazer diferença na sua vida cripto-financeira.
Bitcoin hoje pode até parecer caro, mas o potencial de valorização ainda é enorme.
E mais do que isso, o potencial de ser uma nova reserva de valor também está crescendo. Isso quer dizer que ele pode ir pra casa dos milhões e essa mudança de escala pode fazer o preço de agora parecer tão ridiculamente barato quanto $8,00 por BTC parece hoje. Mas, aproveitar essa oportunidade exige tempo e paciência. Não existem atalhos a não ser treinar a sua própria mente e suas mãos de diamante.
Se você curte esse assunto e quer aprender ainda mais sobre o bitcoin, quero te convidar pra fazer parte do nosso grupo de soberanos.
É assim que chamamos nossos alunos que passaram pela explosão mental do Bitcoin Starter e viraram a chave do mundo fiat para o bitcoin.
Nós criamos o Bitcoin Starter como um passo a passo para te ajudar a colocar em prática um plano de investimento em bitcoin de longo prazo para você atingir sua soberania financeira de forma firme e consistente.
➡️ + de 100 aulas teóricas e práticas
➡️ Nosso método de investimento Carteira Parabólica
➡️ Raio X das altcoins mostrando a realidade por trás dos “projetos promissores”
➡️ Grupo fechado para dúvidas e troca de ideias no Telegram
➡️ Suporte direto do nosso time por email
➡️ Aulas mensais ao vivo com a gente pelo Zoom
Até a próxima e opt out!
Carol Souza
Compartilhe em suas redes sociais:
Fundadora da Area Bitcoin, um dos maiores projetos de educação de Bitcoin do mundo, publicitária, apaixonada por tecnologia e mão na massa full time. Já participou das principais conferências de Bitcoin como Adopting, Satsconf, Surfin Bitcoin e Bitcoin Conference.
Curtiu esse artigo? Considere nos pagar um cafezinho para continuarmos escrevendo novos conteúdos! ☕